Coritiba estreia no Paranaense contra o Foz do Iguaçu nesta quarta-feira
O Azulão é mais um representante do oeste na primeira divisão estadual
Por Luciano Neves
Créditos: Gabriel Thá
O Coritiba é o time com o maior número de títulos do Campeonato Paranaense. O Coxa conquistou o Estadual 39 vezes e busca o 40º título. Não vence a competição desde 2022, ano do último título. Aquela também foi a última final do Coritiba. O time alviverde foi semifinalista em 2024, quando caiu para o Maringá. Nas edições de 2023 e 2025 foi eliminado na fase de quartas de final. A primeira queda foi para o Cascavel e, no ano passado, foi eliminado pelo Maringá.
A temporada do Coritiba inicia de maneira oficial nesta quarta-feira (07) com o jogo diante do Foz do Iguaçu. A partida será às 20h30, no Couto Pereira. O Coxa inicia o ano embalado pela conquista da Série B do Brasileiro em 2025, resultado que recolocou o time na elite nacional. Só que o time terá que conciliar o Estadual com a disputa do Brasileirão, que inicia agora em janeiro.
O Paranaense marca a estreia de Fernando Seabra no comando técnico do Coxa. Ele foi o escolhido para o lugar de Mozart, que não teve o contrato renovação após a Série B. No entanto, os primeiros jogos serão comandados por PC Oliveira, treinador do time sub-20. Em uma temporada vista como importante pelo retorno à elite, o elenco também passa por mudanças, com saídas e chegada de jogadores que fortaleçam o nível competitivo do Coritiba em 2026.
A diretoria do Coritiba anunciou um reforço para o ataque ontem. O clube definiu a chegada do atacante Fabinho, de 26 anos, ex-América-MG. No ano passado, pelo time mineiro, Fabinho disputou 22 partidas e participou de 9 gols da equipe: anotou cinco e contribuiu com quatro assistências. Aos 26 anos, o jogador foi formado nas categorias de base do São Paulo e acumula passagens por diferentes clubes do futebol brasileiro. Em 2022, defendeu o CRB e marcou oito gols. No ano seguinte, atuou pelo Criciúma, onde balançou as redes 11 vezes. O atacante também coleciona conquistas nas divisões de base, incluindo títulos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, da Supercopa do Brasil Sub-20 e da Copa do Brasil Sub-20.
Foz do Iguaçu
O Foz do Iguaçu disputou a sua última partida na elite estadual no Paranaense de 2023. Na ocasião foi derrotado pelo Cascavel por 3 a 0, no Olímpico. O Azulão amargou duas temporadas na divisão de acesso, mas conseguiu retornar à primeira divisão no ano passado. Fez a decisão com o Galo Maringá e ficou com o vice-campeonato. E manteve algumas peças da equipe para a disputa do Paranaense. A comissão técnica que inicia a temporada 2026 mantém a base do trabalho realizado em 2025. O comando segue com o técnico Adriano Souza, em sua terceira passagem pelo clube, ao lado do auxiliar técnico George Nunes, do preparador físico Rodrigo Mariano e do preparador de goleiros Matheus Câmara.
Créditos: LUCIANO NEVES
