RESULT

Seleção Brasileira faz um amistoso contra Senegal neste sábado

Este será o penúltimo jogo do time de Carlo Ancelotti na temporada de 2025

Por Luciano Neves

Seleção Brasileira faz um amistoso contra Senegal neste sábado Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

O técnico Carlo Ancelotti terá mais dois períodos de testes para definir a Seleção Brasileira que irá disputar a próxima Copa do Mundo. Um deles é agora, na última Data Fifa de 2025. O Brasil fará dois amistosos contra seleções africanas, também classificadas para o Mundial de 2026. Neste sábado (15) o confronto é contra Senegal. O jogo, o penúltimo de 2025, será às 13 horas, pelo horário de Brasília, no Emirates Stadium, em Londres, na Inglaterra. Depois desse jogo, o Brasil viaja para a França para jogar contra a Tunísia na próxima terça (18), às 16h30, em Lille, neste que será o último jogo do ano. Depois, a Seleção Brasileira só volta a se reunir em março do ano que vem. Depois disso, Carlo Ancelotti fará a convocação definitiva que irá disputar o Mundial nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

Para estes dois compromissos, Carlo Ancelotti convocou 26 jogadores. Alguns deles já estiveram em edições anteriores da Copa do Mundo. E pelo que representam para o futebol nacional são nomes certos na convocação para a Copa. É o caso de Vinicius Júnior, um dos principais atletas brasileiros da atualidade. Remanescente da Copa de 2022, o jogador do Real Madrid acredita que o Brasil está evoluindo com o italiano Carlo Ancelotti no comando. Para ele, o treinador dá confiança e espaço aos jogadores. “Eu acredito que estamos evoluindo com o mister (Ancelotti), estamos tendo um padrão de jogo. Isso é muito importante para a Copa. Todos têm que entrar no clima. Nossa oportunidade está chegando perto e faltam poucos jogos. Ele tem feito o que fez em outros clubes. Ele passa confiança aos jogadores, deixa todos à vontade. Ele quer o povo brasileiro feliz, quer resgatar a alegria que sempre tivemos e quer conquistar a Copa do Mundo, que é o nosso maior objetivo”, disse Vini Júnior. Vale lembrar que o atleta trabalhou com Ancelotti no Real Madrid.

Ancelotti

O técnico Carlo Ancelotti afirmou nesta sexta-feira, em coletiva de imprensa na véspera do amistoso contra Senegal, que ainda tem dúvidas sobre a lista final da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, destacando que a disputa por vagas segue aberta e pode ser influenciada por fatores como lesões e queda de rendimento nos próximos meses. “Faltam seis meses para a Copa do Mundo, então muitas coisas podem acontecer, como lesões, queda de condição física dos jogadores. Então, a ideia que tenho da equipe final é bastante clara, faltam algumas posições. Obviamente, existe a luta entre os jogadores", afirmou Ancelotti. “Até o último dia, eu tenho dúvida, porque a qualidade de todos esses jogadores é muito alta. Eleger os 27 atletas que vão jogar a Copa do Mundo vai ser muito difícil", completou. Entre os jogadores que seguem no radar da Seleção e ainda não foram convocados por Ancelotti, o nome que mais chama atenção é, naturalmente, o de Neymar. O meia-atacante do Santos voltou recentemente de uma lesão muscular na coxa direita, a terceira desde seu retorno ao Peixe, e ainda aguarda a oportunidade de uma convocação. O tempo, porém, joga contra: após esta data Fifa, restará apenas mais uma antes do Mundial, marcada para março do próximo ano, quando o Brasil enfrentará duas seleções europeias, com França, Noruega e Croácia entre as mais cotadas.

 

Zebra?

A Seleção Brasileira enfrentou Senegal apenas duas vezes na história, em dois amistosos. E ainda não conseguiu vencer a seleção africana. O primeiro encontro ocorreu em 2019, com um empate em 1 a 1. Depois, em 2023, novo confronto, com uma vitória de Senegal por 4 a 2. As duas equipes nunca se enfrentaram em jogos oficiais e podem se cruzar na próxima Copa do Mundo.

Por pouco, o duelo não ocorreu no Mundial de 2002, quando o Brasil conquistou o pentacampeonato.

Na ocasião, Senegal fazia a sua estreia em Copas e foi o responsável por uma das grandes zebras da história dos Mundiais. Derrotou a então campeã França por 1 a 0, gol de Diop, na abertura do torneio, no dia 31 de maio. Depois, empatou em 1 a 1 com Senegal e em 3 a 3 com o Uruguai, avançando em segundo lugar no Grupo A. Ou seja, ajudou eliminar França e Uruguai, duas seleções campeãs mundiais. Nas oitavas derrotou a Suécia por 2 a 1, com um dos gols marcados na prorrogação. Na época, a Copa do Mundo tinha o chamado Gol de Ouro (morte súbita).

Mas Senegal experimentou o gol de ouro na prorrogação nas quartas, ao ser derrotado pela Turquia por 1 a 0. A Turquia avançou para enfrentar o Brasil nas semifinais. Naquele ano Senegal teve a melhor campanha na Copa e terminou no sétimo lugar. Senegal voltou a disputar uma Copa em 2018, na Rússia, mas não passou da primeira fase, e se classificou para a Copa de 2022, no Catar. Teve duas vitórias sobre o Catar e sobre o Equador e avançou em segundo lugar no Grupo A. Mas caiu nas oitavas e perdeu por 3 a 0 para a Inglaterra. Em 2026, Senegal irá disputar a sua quarta Copa do Mundo.

Créditos: LUCIANO NEVES Acesse nosso canal no WhatsApp