Um balanço da primeira rodada do Campeonato Paranaense
Rodada de abertura do Estadual teve quinze gols em seis jogos e só um zero a zero
Por Luciano Neves
Créditos: Brayan Brandão
O Campeonato Paranaense foi um dos primeiros estaduais que teve início na temporada de 2026. Por conta da Copa do Mundo de 2026, o calendário do futebol brasileiro teve alterações significativas. Logo, os campeonatos estaduais ficaram bem mais curtos. No caso do Paranaense, a primeira fase terá apenas seis rodadas e os integrantes do Grupo A enfrentam os times que fazem parte do Grupo B, mas com a pontuação sendo mantida dentro das respectivas chaves. Na primeira rodada, todas as equipes do Grupo A pontuaram e tiveram melhor desempenho. É por isso que essa chave mostra Independente São Joseense, Londrina, Foz do Iguaçu e Athletico-PR com três pontos. Maringá e Cascavel têm apenas um ponto e estão fora da zona de classificação. No Grupo B, apenas Cianorte e Azuriz pontuaram e são os líderes com um ponto. Os outros quatro times ainda estão zerados.
Essa fórmula do Estadual apresenta uma falha. É bem provável que, ao fim da primeira fase, uma equipe com uma pontuação maior tenha que disputar o torneio do descenso enquanto um time que tiver uma campanha inferior poderá avançar para as quartas de final. No caso do Cascavel, que estreou no Estadual com um empate sem gols com o Azuriz, no Estádio Olímpico Jacy Scanagatta, já está pressionado e é o lanterninha. Na primeira rodada, os quatro vencedores são deste mesmo grupo. Na prática, Independente São Joseense e Foz do Iguaçu são concorrentes da Serpente Aurinegra por uma vaga. No entanto, o Cascavel não terá confronto direto contra esses times na fase inicial. Logo, além de ter que recuperar pontos na condição de visitante, terá que torcer por tropeços destes concorrentes.
Gols
A primeira rodada do Campeonato Paranaense, disputada no meio de semana, teve um bom desempenho dos atacantes. Ao todo, foram 15 gols em seis jogos, média de três por partida. O único zero a zero ocorreu no duelo do Cascavel contra o Azuriz. Nesse jogo, a expectativa era grande por algumas situações: o torcedor queria ver a nova formatação do Cascavel, um time com uma média de idade bem mais baixa em relação aos elencos anteriores. Também queria ver o início do trabalho de Cesar Bueno. E a partida também teve a reestreia do goleiro André Luiz, ídolo que fez parte da campanha épica do Cascavel no vice-campeonato de 2023. André Luiz reassumiu a camisa 1 e já chegou fazendo milagres. Fez ótimas defesas nos principais arremates do Azuriz. E ajudou a meta cascavelense permanecer intacta. Mas, neste ano, o Cascavel trocou praticamente todo o sistema ofensivo. E as novas peças falharam. Não conseguiram marcar no primeiro jogo oficial. Desse modo, o empate sem gols rendeu um pontinho para cada equipe.
No entanto por conta do formato do estadual, o ponto do jogo de estreia foi muito melhor para o Azuriz. “Os resultados da rodada e a supremacia dos times do nosso grupo trouxeram uma carga a mais para nós. Em casa, os três pontos eram fundamentais para a continuidade do campeonato. E a gente tentou desde o início ser ofensivos, atacar o time do Azuriz, que veio com essa proposta do empate. Mas não fomos muito felizes nesse terço final do campo. É um início de campeonato. Campeonato curto e já vamos para o jogo contra o Galo Maringá necessitando da vitória, não tem como ir lá pensando em outra situação. Temos que buscar os três pontos que ficaram aqui lá em Maringá”, disse o técnico Cesar Bueno.
O confronto do Cascavel contra o Galo Maringá será neste domingo (11), às 18h30, no Willie Davids, no fechamento da segunda rodada.
Jogos deste sábado
A segunda rodada do Campeonato Paranaense será aberta neste sábado (10) com duas partidas. Às 16 horas tem a reedição da final do ano passado entre Operário e Maringá, no Germano Krüger. Será a estreia do atual campeão paranaense diante de sua torcida. No entanto, o Fantasma foi derrotado por 2 a 0 pelo Londrina no meio de semana e está na última colocação do Grupo B. Já o Maringá, concorrente do Cascavel no Grupo A, fará a segunda partida seguida como visitante. Na primeira rodada, empatou em 3 a 3 com o Cianorte, no Albino Turbay.
Mais tarde, às 18h30, o Londrina, que lidera o Grupo A após a vitória sobre o Operário, visita o Coritiba, no Couto Pereira. O Coxa necessita da recuperação já que foi derrotado dentro de casa pelo Foz do Iguaçu por 3 a 2.
Créditos: LUCIANO NEVES
