GCAST

Sanepar destina toda produção de copos d’água para Rio Bonito do Iguaçu e suspende cobranças por três meses

Companhia concentra envio de água ao município atingido por tornado e anuncia faturas simbólicas de R$ 1 para os moradores afetados.

Sanepar destina toda produção de copos d’água para Rio Bonito do Iguaçu e suspende cobranças por três meses Créditos: Divulgação Sanepar

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai destinar, nos próximos 30 dias, toda a produção de água envasada em copos aos moradores de Rio Bonito do Iguaçu, cidade fortemente atingida por um tornado na última sexta-feira (7).

No sábado (8), a empresa enviou 50 mil copos d’água para o município, destinados principalmente a famílias desabrigadas e equipes de resgate que trabalham no atendimento à população e na reconstrução dos serviços básicos.

Com a nova medida, a distribuição de copos d’água para eventos e outros municípios está temporariamente suspensa. Segundo a Sanepar, o objetivo é reforçar o abastecimento emergencial da cidade, que se encontra em estado de calamidade pública.

•Clique aqui e acompanhe a cobertura da Gazeta do Paraná sobre a situação da cidade de Rio Bonito do Iguaçu

Tarifa de água será simbólica

O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou nesta segunda-feira (10) a isenção da tarifa de água para os moradores de Rio Bonito do Iguaçu pelos próximos três meses. Durante o período, a Sanepar emitirá as contas com valor simbólico de R$ 1, em cumprimento à legislação, que exige a emissão de fatura.

Também está suspenso o corte no fornecimento de água por inadimplência no mesmo intervalo de tempo.

Abastecimento restabelecido

De acordo com a Sanepar, o abastecimento de água foi restabelecido em Rio Bonito do Iguaçu ainda na tarde de sábado. Em algumas regiões, a normalização demorou mais por conta da necessidade de recuperar a pressão da rede.

Em pontos específicos, o arrasto de ventos que chegaram a 330 km/h, segundo o Simepar, provocou rompimento de tubulações e danos nos cavaletes. Técnicos da companhia seguem vistoriando as redes para detectar vazamentos e concluir os reparos.

Seis caminhões-pipa continuam fazendo o transporte de água de Laranjeiras do Sul até Rio Bonito do Iguaçu para reforçar o atendimento às famílias.

Acesse nosso canal no WhatsApp