Rússia alerta que tensões na Venezuela podem ter impacto imprevisível no Ocidente
Declaração ocorre após ordem dos EUA para bloquear navios petroleiros sancionados ligados ao governo de Nicolás Maduro
Créditos: Alyssa Joy/Marinha dos EUA
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta quarta-feira (17) que o aumento das tensões em torno da Venezuela pode trazer consequências imprevisíveis para todo o Ocidente. A declaração foi divulgada pela agência estatal russa Tass, em meio à escalada de medidas adotadas pelos Estados Unidos contra o governo venezuelano.
Na terça-feira (16), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou o “bloqueio” de todos os navios petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela. A medida faz parte de uma estratégia de Washington para ampliar a pressão sobre o presidente Nicolás Maduro, atingindo diretamente a principal fonte de receita do país sul-americano.
Ainda não está claro como o governo norte-americano pretende aplicar o bloqueio nem se haverá o uso da Guarda Costeira para interceptar embarcações, como ocorreu em ações recentes. Nas últimas semanas, os Estados Unidos deslocaram milhares de soldados e quase uma dúzia de navios de guerra para a região, incluindo um porta-aviões.
Em resposta, o governo da Venezuela divulgou nota na qual rejeita o que chamou de “ameaça grotesca” por parte de Trump e classificou as ações como uma violação da soberania do país.
A tensão no cenário internacional refletiu no mercado de energia. Os preços do petróleo subiram mais de 1% no comércio asiático nesta quarta-feira. Na terça, o barril fechou cotado a US$ 55,27, o menor valor registrado desde fevereiro de 2021.
