Rodada tem clássico com duelo de ‘Renatos’
Botafogo e Fluminense jogam neste sábado, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro
Por Luciano Neves

A sétima rodada do Campeonato Brasileiro terá o clássico carioca entre Botafogo e Fluminense. O atual campeão nacional recebe o rival às 21 horas, no Estádio Nilton Santos no Rio de Janeiro. Uma das atrações do clássico será o duelo de treinadores, os xarás Renato Paiva, do Fogão, e Renato Gaúcho, do Tricolor das Laranjeiras. O detalhe é que os dois treinadores vivenciam situações bem distintas nos dois clubes. No Flu, Renato Gaúcho assumiu o posto que era de Mano Menezes. No entanto, depois que assumiu o time carioca não perdeu mais. Ou seja, Renato está invicto no comando da equipe e aparece no terceiro lugar na tabela com dez pontos. Pode até dormir na liderança em caso de vitória. Mas para isso precisaria de uma vitória por três gols diferença para superar o líder Palmeiras. No entanto, o Flu empatou seus dois últimos jogos. No último fim de semana empatou com o Vitória em casa pelo Brasileiro. E no meio de semana ficou na igualdade com o Unión Española do Chile, pela Copa Sul-Americana. O detalhe é que o time atuou com um time reserva pela competição continental. E terá força contra o Fogão.
Do outro lado, o torcedor do Botafogo se sente órfão de nomes como Artur Jorge, Luiz Henrique e Almada, peças importantes na conquista do Brasileirão e da Libertadores.
Agora, sob o comando do também português Renato Paiva, o Fogão não engrena. No meio de semana foi derrotado pelo Estudiantes da Argentina por 1 a 0 pela Libertadores. E ocupa o modesto 15º lugar no Brasileirão com apenas cinco pontos.
A derrota na Libertadores levou a equipe à marca de 31,8% de aproveitamento na temporada, a pior entre todos os times da Série A do Campeonato Brasileiro, segundo o SofaScore. No total, o Botafogo venceu seis partidas, empatou três e perdeu 13. Os números ficam mais preocupantes em um recorte das últimas 15 partidas, em que o Glorioso venceu apenas três, empatou três e perdeu nove (26,7% de aproveitamento). Em 25 jogos, foram 25 gols sofridos e 18 marcados. A campanha da equipe neste ano é composta pela eliminação na fase de grupos do Campeonato Carioca, vice-campeonato na Recopa Sul-Americana, terceira colocação no grupo A da Libertadores e 15ª colocação no Campeonato Brasileiro.
Créditos: Luciano Neves