Verdão defende a ponta da tabela do Brasileiro diante do Bahia
O Verdão tem treze pontos e ainda está invicto no campeonato
Por Luciano Neves

O Palmeiras começou a sexta rodada do Brasileirão na liderança isolada com treze pontos. E pode seguir assim. Para isso terá que derrotar o Bahia neste domingo (27), às 18h30, no Allianz Parque, num confronto entre times da Libertadores da América. Ambos atuaram pela competição continental na última quinta-feira e venceram seus confrontos. O Verdão derrotou o Bolívar da Bolívia por 3 a 2, na casa do adversário, e se tornou o único time com 100% de aproveitamento na fase de grupos da Libertadores. O time de Abel Ferreira lidera o Grupo G com nove pontos. O Tricolor de Aço jogou em casa e superou o Atlético Nacional da Colômbia. Com isso, o time de Rogério Ceni assumiu a liderança do Grupo F com sete pontos. Vale lembrar que ambos vão estrear na Copa do Brasil na próxima semana. O Palmeiras joga na quarta-feira (30) contra outro nordestino, o Ceará, no Castelão. E o Bahia joga no mesmo dia contra o Paysandu, fora de casa.
O Palmeiras volta a jogar em casa depois de uma sequência de três jogos como visitante, com três vitórias. Pelo Brasileirão, o Verdão derrotou Internacional (1 a 0) e Fortaleza (2 a 1), antes do confronto contra o Bolívar.
O bom momento do Palmeiras está atrelado à boa fase do atacante Flaco Lopez. O atacante argentino marcou o seu sétimo gol em 2025 e é um dos líderes do ataque do Palmeiras na temporada. López é o maior goleador do Palmeiras neste ano, o atacante também é o primeiro do Verdão em participações em gols (10) e o principal em grandes chances convertidas (6). Além disso, ele é o segundo do time em assistências (3), média de minutos para participar de gol (104), ações na área rival (68) e duelos ganhos (45). Esses números do SofaScore destacam a boa temporada do argentino. “Acho que contra a estatística não há como lutar. No ano passado, fui artilheiro. E esse ano vou tentar de novo ajudar o time com muitos gols, se Deus quiser. Vamos trabalhar e continuar com as vitórias”, disse o jogador.
Grêmio e Santos tentam sair da zona da degola
A rodada do Brasileirão começou com times tradicionais do país na zona do rebaixamento. Santos e Grêmio aparecem nessa condição delicada, antepenúltimo colocado e vice-lanterna, respectivamente, ambos com quatro pontos. O Tricolor Gaúcho fará um confronto direto com o Vitória, às 18h30, no Barradão. O Leão Baiano também está ameaçado pela degola com cinco pontos ganhos. Logo, uma vitória para o Grêmio pode significar a saída da zona maldita. No Brasileirão, o Grêmio vem de um empate no clássico Gre-Nal, em 1 a 1, no último sábado. Porém, neste jogo, já apresentou um futebol um pouco melhor. Na última quinta, jogou pela Copa Sul-Americana e empatou com o Godoy Cruz da Argentina, em 2 a 2. O jogo marcou a estreia do técnico Mano Menezes. “Não foi injusto o resultado, pelo que as equipes apresentaram. A gente, com menos volume, menos posse, conseguiu concluir melhor. Concluímos uma bola a mais que o adversário. A gente iniciou o jogo tentando construir com um pouco mais de qualidade, saindo de trás, usando os dois laterais um pouco mais baixos e os dois volantes em linha, para tentar sair dessa pressão. Às vezes conseguimos, às vezes não”, disse Mano Menezes em entrevista coletiva. O Santos também vivencia um momento conturbado. Demitiu Pedro Caixinha e ainda não contratou outro treinador. O time segue com Cesar Sampaio como interino. Neste domingo, fecha a rodada no duelo paulista contra o Bragantino, às 20h30, na Vila Belmiro.
Cruzeiro e Vasco fazem duelo direto hoje
O Brasileirão teve trocas de treinadores nestas primeiras rodadas. E quem está balançando no cargo é o português Leonardo Jardim, do Cruzeiro. Se for derrotado pelo Vasco neste domingo (27), às 18h30, no Parque do Sabiá, o treinador pode ‘ganhar a conta’. No campeonato nacional, a campanha não é ruim. O Cruzeiro tem sete pontos ganhos, mesma pontuação do Vasco, logo, se trata de um confronto direto na tabela. O que pesa contra o português são os resultados ruins na Copa Sul-Americana. O Cruzeiro tem uma das piores campanhas do torneio. Em três jogos sofreu três derrotas. Com isso, é o lanterna do Grupo E, ainda sem pontuar. O Racing do Uruguai também perdeu os três jogos e tem saldo pior que a Raposa. Na última quinta, o Cruzeiro foi derrotado pelo Palestino do Chile por 2 a 1, com falha do experiente Cássio. “Estamos envergonhados pelo que desempenhamos na Copa Sul-Americana, está muito abaixo do ideal”, disparou Leonardo Jardim. “Com esses jogadores, achei que teríamos outra produtividade e uma equipe competitiva”, emendou.
Créditos: Luciano Neves