Os estragos causados pela derrota para o Goiatuba
Após a goleada sofrida pelo Cascavel, no último sábado, a diretoria demitiu o executivo de futebol
Por Luciano Neves

A semana promete ser tumultuada nos bastidores do Cascavel. Isso em consequência da goleada sofrida pelo clube no último sábado, pela Série D do Campeonato Brasileiro. Mesmo jogando no Estádio Olímpico, a Serpente Aurinegra perdeu por 4 a 1 par o Goiatuba de Goiás. Logo após a derrota, em coletiva, o presidente Valdinei Silva já expressou a sua insatisfação. “Para um clube que busca o acesso da Série D para a Série C é inadmissível perder de 4 a 1 para o Goiatuba”, disse.
O fato é que o mandatário do Cascavel foi em busca de culpados pela derrota seguida em casa. E na manhã de ontem, comunicou por meio de nota, o desligamento do Executivo de Futebol Matheus Milet. O profissional chegou ao clube ainda na pré-temporada de 2025. Ou seja, de acordo com o clube, participou ativamente da montagem do elenco para as competições deste ano. Logo, Matheus acumula mais fracassos que sucessos. O elenco do Paranaense, que teve colaboração do executivo de futebol, amargou uma eliminação precoces no Campeonato Paranaense e não avançou para o mata-mata, o que deixou o calendário nacional do clube em xeque para 2026. Com a pífia campanha no Estadual, o Cascavel não garantiu a classificação para a Série D do próximo ano. Com isso, se não conseguir o acesso para a Série C esse ano ficará sem calendário nacional para o ano que vem.
Matheus Milet também atuou na reformulação do time para a Série D. Ao todo, foram dez contratações. Mas o início da competição é bem ruim. Após duas rodadas a Serpente Aurinegra tem apenas um ponto, é o único paranaense que ainda não venceu na quarta divisão nacional e está na lanterna do Grupo A7. Em nota, o Cascavel apenas agradeceu ao profissional desligado ontem. “O desligamento ocorre após a disputa da 2ª rodada da Série D 2025. O FC Cascavel agradece ao profissional pelos serviços prestados e deseja sucesso na continuidade de sua carreira”.
Números
O Cascavel fez o seu jogo de número 78 em seis participações na Série D do Campeonato Brasileiros. Destes, 39 foram no Estádio Olímpico Regional. A expectativa da primeira vitória na Série D deu lugar à frustração de uma das piores derrotas do clube na história da competição. Na edição da Série D de 2023, o Cascavel sofreu uma dura goleada para a Ferroviária de 5 a 1, em casa. E agora, sofreu mais esse placar elástico: 4 a 1 para o Goiatuba.
O Cascavel, que no passado mostrava sua força dentro do Olímpico, tem sofrido na atual temporada. Este foi o oitavo jogo que o time fez em casa em 2025. Foram quatro vitórias, um empate e três derrotas. Detalhe: os três últimos resultados negativos ocorreram nos últimos quatro jogos que fez diante da torcida. A sequência negativa iniciou com a derrota por 2 a 0 para o Andraus, seguiu com os 3 a 1 sofridos para o Rio Branco, que culminaram na eliminação do Campeonato Paranaense, e agora os 4 a 1 sofridos para o Goiatuba. O ‘oásis’ foi a vitória por 1 a 0 sobre o América-MG pela Copa do Brasil.
O próximo compromisso do Cascavel é fora de casa, no duelo paranaense contra o Cianorte. Para se recuperar, o time de Tcheco terá que contrariar o retrospecto: conseguir vencer como visitante, algo que não ocorre há um ano, e derrotar o Cianorte pela primeira vez em jogos da Série D.
Créditos: Luciano Neves