Ratinho Junior vem à Cascavel para anunciar liberação de R$ 200 milhões para o novo Centro de Convenções e Eventos
Empreendimento será construído em área cedida pelo município de 282 mil m² e prevê estrutura para grandes feiras, congressos e shows; obras devem durar 32 meses
Créditos: Divulgação
Eliane Alexandrino/Cascavel
O governador Ratinho Junior (PSD) anuncia neste sábado (29), em Cascavel, a liberação oficial de R$ 200 milhões para a construção do novo Centro de Convenções e Eventos do Oeste. A solenidade ocorre às 11h, no atual Centro de Convenções, com presença de deputados estaduais e federais e do prefeito Renato Silva (PL).
O empreendimento ficará em uma área de 286 mil m² doada pelo município, localizada ao lado do Bairro Esmeralda, entre as BRs 277 e 163, próxima ao Aeroporto de Cascavel, na saída para Foz do Iguaçu. A área útil estimada é de 264 mil m², dos quais 18 mil m² serão destinados à preservação ambiental. Ao todo, 63 mil m² serão de área construída.
Segundo o presidente da Codesc, Ricardo Lora, o complexo será dividido entre o Centro de Convenções, o Centro de Eventos e setores de apoio, com estacionamento para mais de 3 mil veículos. A obra deve ser concluída em 32 meses após o início dos trabalhos.
O futuro Centro de Convenções terá 20 mil m², com praça de alimentação para 1,6 mil pessoas, cozinha industrial, foyer, galeria de exposições e um auditório para 2.350 pessoas, equipado com palco, camarins e salas técnicas. Já o Centro de Eventos contará com uma nave principal também de 20 mil m², planejada para receber feiras, exposições e encontros de grande porte, além de palco fixo, camarins e cozinhas industriais.
O projeto inclui ainda sanitários, áreas infantis, fraldários, banheiros família e amplo espaço externo que poderá ser utilizado para eventos ao ar livre, como circos, shows, parques de diversões e atrações itinerantes.
Impacto regional
O presidente da Acic, Marcio Blazius, afirma que o novo centro é fruto de uma união regional. “É uma conquista de muitas mãos, resultado de uma visão focada na união, determinação e no compromisso com o futuro de Cascavel e do Oeste.”
A estrutura deve beneficiar diretamente mais de 30 municípios e indiretamente outros 50, movimentando turismo, economia e geração de empregos. O espaço terá capacidade para receber feiras agroindustriais, congressos científicos, convenções empresariais, eventos culturais, esportivos e gastronômicos, além de formaturas, casamentos e encontros educacionais e tecnológicos.
A iniciativa é articulada pela Secretaria de Estado do Turismo e contará com a presença do secretário Leonaldo Paranhos, do deputado federal Fernando Giacobo, dos deputados estaduais Oziel Luiz Batatinha e Gugu Bueno, além da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Margarida Carneiro.
Inteligência Artificial ajudou na definição da área
De acordo com Lora, a escolha do terreno teve apoio de ferramentas de Inteligência Artificial. “Nós fizemos um diagrama com forças e fraquezas de cada área. Em seguida, cruzamos os dados: distância do aeroporto e do Centro, tamanho, impacto na vizinhança. Com essa ferramenta chegamos às pontuações”, explicou.
O estudo também analisou demanda de mercado, número de empresas, entidades e universidades capazes de gerar eventos, além da disponibilidade de hospedagem em um raio de 5,5 km.
VEJA TAMBÉM a Gazeta do Paraná no Youtube:
👉 O aventueiro Carlos Legal que viaja pela América Latina com seu fiel companheiro/dog "Sombra"
Foto: Divulgação
