Flávio Bolsonaro supera Lula em simulações de 1º e 2º turnos, aponta pesquisa Apex
Levantamento da Futura/Apex indica maioria de desaprovação ao presidente, melhor avaliação dos governadores e cenário eleitoral polarizado para 2026
Créditos: Divulgação
Pesquisa nacional divulgada nesta quinta-feira (22) pela Futura, em parceria com a Apex, mostra que a avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue negativa para a maioria dos brasileiros no início de 2026. Segundo o levantamento, 53,5% desaprovam o governo federal, enquanto 43% aprovam a gestão. Outros 3,5% não souberam ou preferiram não responder.
Na avaliação geral, 48,7% classificam o governo como ruim ou péssimo, 33,5% como ótimo ou bom e 16,4% como regular. Em relação à rodada anterior, de dezembro de 2025, a desaprovação oscilou 0,2 ponto percentual para cima, enquanto a aprovação avançou 1,3 ponto.
O levantamento ouviu 2 mil eleitores com 16 anos ou mais, em 849 municípios, entre os dias 15 e 19 de janeiro. As entrevistas foram realizadas por telefone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Cenários eleitorais
No campo eleitoral, a pesquisa traçou seis simulações de primeiro turno para a eleição presidencial de 2026. O senador Flávio Bolsonaro aparece numericamente à frente de Lula em três cenários, enquanto o atual presidente lidera os outros três.
A maior vantagem de Flávio ocorre no cenário 6, no qual ele soma 43,8% das intenções de voto, contra 38,7% de Lula, diferença superior à margem de erro. Nesse cenário, aparecem ainda Eduardo Leite (4,2%) e Renan Santos (2,8%). Brancos e nulos somam 7,5%, enquanto 2,9% se declararam indecisos.
Em nenhum dos seis cenários Lula abre vantagem fora da margem de erro sobre Flávio.
No cenário 1, por exemplo, o petista registra 37% das intenções de voto, contra 33,3% do senador. Também figuram nessa simulação Tarcísio de Freitas (10,5%), Ronaldo Caiado (3%), Romeu Zema (2,6%) e Aldo Rebelo (0,5%).
A pesquisa também indica que Lula segue como o nome mais lembrado espontaneamente pelos eleitores, seguido por Flávio Bolsonaro e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Em cenários estimulados, há empates técnicos em algumas simulações, o que reforça a polarização e o elevado contingente de eleitores indecisos, além de votos brancos e nulos.
TRE-PR e Alep firmam acordo para fortalecer cidadania e educação política no Paraná
Segundo turno
O levantamento Futura/Apex também testou 11 cenários de segundo turno. No confronto direto entre Flávio Bolsonaro e Lula, o senador aparece à frente, com 48,1% das intenções de voto, contra 41,9% do presidente. Brancos e nulos somam 8,9%, e 1,1% não soube ou não respondeu.
Em comparação com a pesquisa de dezembro, o desempenho de Flávio no segundo turno mostra avanço. Na rodada anterior, os dois apareciam empatados com 42,1%. Flávio lidera todas as seis simulações de segundo turno das quais participa. Lula, por sua vez, surge numericamente atrás de Tarcísio de Freitas, Ratinho Junior e Ronaldo Caiado, mas à frente de Romeu Zema e Eduardo Leite.
Avaliação dos governadores
Em contraste com a avaliação do governo federal, os governadores apresentam desempenho mais favorável. De forma geral, 62,8% dos entrevistados aprovam seus governadores, enquanto 33% desaprovam. A avaliação positiva das administrações estaduais, classificadas como ótimas ou boas, alcança 46,9%, superando as menções negativas, que somam 24%.
Os dados apontam um início de 2026 marcado por insatisfação com o governo federal, maior aprovação das gestões estaduais e um cenário eleitoral ainda indefinido, com disputas abertas e elevada volatilidade no comportamento do eleitorado brasileiro.
VEJA TAMBÉM NA GAZETA DO PARANÁ
👉 DA CIDADE PARA CAMPO, ELISA MARIA SURPREENDE INTERNAUTAS COM SUA ROTINA
