Operação Sem Descontos avança na apuração de fraudes contra aposentados do INSS

As investigações revelam um esquema de alta complexidade, que segundo especialistas, exige apurações profundas e estruturadas

Por Gazeta do Paraná

Operação Sem Descontos avança na apuração de fraudes contra aposentados do INSS Créditos: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

 

A Operação Sem Descontos, que apura fraudes envolvendo descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), segue em andamento e já cumpriu mandados de busca, apreensão e prisão em 13 estados e no Distrito Federal.

As investigações revelam um esquema de alta complexidade, que segundo especialistas, exige apurações profundas e estruturadas. No entanto, há críticas quanto à morosidade no avanço das diligências.

De acordo com o criminalista Paulo Klein, a lentidão se deve à necessidade de autorizações judiciais para a quebra de sigilos bancário e fiscal, imprescindíveis para identificar os reais responsáveis pelos crimes. “É um trabalho técnico e demorado, o que dificulta a rápida identificação do grupo criminoso”, afirma.

O presidente da Abradeb (Associação Brasileira de Defesa dos Clientes e Consumidores de Operações Financeiras e Bancárias), Raimundo Nonato, aponta que os indícios mais fortes até o momento estão ligados a associações de pessoas jurídicas, muitas delas representadas por “laranjas”. “Isso complica os indiciamentos e levanta dúvidas sobre o foro competente, já que pode haver envolvidos com prerrogativas especiais”, ressalta.

A advogada Lisiane Ribeiro destaca outro entrave: a dificuldade em comprovar que os beneficiários não autorizaram os descontos. “Muitas vezes as autorizações são genéricas, assinadas por engano ou sob má-fé, o que complica a responsabilização dos autores”, explica.

O caso segue sob investigação, e as autoridades envolvidas reforçam o compromisso com a transparência e a proteção dos direitos dos segurados do INSS.

Com informações do Portal R7

Acesse nosso canal no WhatsApp