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Obras nas praças de pedágio do Lote 6 começam a avançar

Após a assinatura do contrato, a concessionária terá até 30 dias para assumir a gestão das rodovias do Oeste e Sudeste do Paraná

Por Gabriel Porta Martins

Obras nas praças de pedágio do Lote 6 começam a avançar Créditos: Luiz Carlos da Cruz/GP

Os trabalhos de adequação nas praças de pedágio do lote 6 das rodovias do Paraná estão em andamento. Na BR-277, a estrutura da praça de Cascavel já passa por intervenções, assim como as praças localizadas entre Laranjeiras do Sul e Nova Laranjeiras, no km 308, em Prudentópolis, e no km 388, em Candói. Para garantir a segurança durante as obras, desvios de tráfego foram implementados dentro das praças, alternando o fluxo de uma pista para outra conforme o avanço dos trabalhos. A previsão é que os serviços sejam concluídos até 10 de abril.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ainda não há uma data exata para o início da cobrança da tarifa de pedágio nas rodovias do lote 6. A assinatura do contrato de concessão está prevista até 2 de abril de 2025, e, considerando os prazos seguidos nos primeiros lotes, a cobrança pode começar em maio de 2025. A ANTT esclarece que a tarifa só pode ser cobrada após a conclusão da implantação das praças e de outros investimentos previstos no programa de exploração de rodovias. No caso das praças já existentes, a cobrança pode começar em até 30 dias após a assinatura do contrato.

A empresa vencedora da concessão do lote 6, a única interessada em administrar essas rodovias, iniciou as obras antes mesmo da formalização do contrato. A autorização para o início dos trabalhos foi concedida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os motoristas que trafegam pela BR 277 já percebem a movimentação nas praças que serão administradas pelo consórcio EPR.

Após a assinatura do contrato, a concessionária terá até 30 dias para assumir a gestão das rodovias do Oeste e Sudeste do Paraná. Durante esse período, o setor produtivo busca se aproximar da empresa para compreender os aspectos operacionais da nova concessão e garantir que as obrigações contratuais sejam devidamente cumpridas.

O investimento previsto no lote 6 é de R$ 12,67 bilhões. As tarifas deverão ser até 30% menores em relação aos valores finais da última concessão. O edital do leilão estabeleceu uma tarifa básica de R$ 13,65 para carros de passeio na praça de Cascavel, antes do desconto de 0,08% oferecido pela empresa vencedora. Ao todo, serão nove praças de pedágio, sendo seis já existentes e três novas que serão implantadas.

Comparando com os outros lotes já concedidos, o custo do pedágio no lote 6 é significativamente superior, chegando a R$ 17 por 100 km. Enquanto isso, em outros trechos concedidos, a tarifa varia entre R$ 10 e R$ 12. Essa diferença preocupa o setor produtivo do Oeste, que teme um impacto significativo nos custos logísticos. 

O contrato do lote 6 prevê a duplicação de mais de 460 km de rodovias, além da construção de contornos urbanos, passarelas e pontos de parada para caminhoneiros. Além dos mais de R$ 12 bilhões de investimentos em infraestrutura, há uma previsão de R$ 7 bilhões destinados à manutenção ao longo dos 30 anos de concessão.

A qualidade da manutenção das rodovias tem sido uma preocupação constante. Alguns trechos necessitam de melhorias mais urgentes do que outros. Diante desse cenário, representantes do setor produtivo reforçam a importância da fiscalização do contrato para garantir que as melhorias prometidas sejam efetivamente realizadas. "Nosso papel é fiscalizar e garantir que tudo o que está previsto no contrato seja cumprido", concluiu o representante.

A tarifa de pedágio no lote 6 das rodovias do Paraná deverá variar entre R$ 9,94 e R$ 17,09 para automóveis, valores que ainda serão reajustados conforme a inflação desde o edital até o início da cobrança. Das nove praças previstas, seis estão na BR-277, principal corredor logístico do estado, ligando o Oeste paranaense ao Porto de Paranaguá. Os valores foram definidos após um leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), no qual a EPR foi a única interessada. Com um desconto de apenas 0,08%, a tarifa final ficou muito próxima ao valor mínimo estipulado pelo edital.

Preços
No caso de caminhões com oito eixos — a categoria mais cara —, os preços estimados são: BR-277 (Prudentópolis): R$ 120,65 + inflação, BR-277 (Candói): R$ 116,17 + inflação, BR-277 (Laranjeiras do Sul): R$ 109,88 + inflação, BR-277 (Cascavel): R$ 109,15 + inflação, BR-277 (Céu Azul): R$ 109,60 + inflação, BR-277 (São Miguel do Iguaçu): R$ 125,90 + inflação, PR-280 (Pato Branco): R$ 79,51 + inflação, PR-182 (Ampére): R$ 96,91 + inflação, BR-163 (Lindoeste): R$ 136,72 + inflação

O preço do pedágio a ser praticado no lote 6 do Paraná, para automóveis, deverá ter a seguinte variação: BR-277 (Prudentópolis): R$ 15,08 + inflação, BR-277 (Candói): R$ 14,52 + inflação, BR-277 (Laranjeiras do Sul): R$ 13,74 + inflação, BR-277 (Cascavel): R$ 13,64 + inflação, BR-277 (Céu Azul): R$ 13,70 + inflação, BR-277 (São Miguel do Iguaçu): R$ 15,74 + inflação, PR-280 (Pato Branco): R$ 9,94 + inflação, PR-182 (Ampére): R$ 12,11 + inflação, BR-163 (Lindoeste): R$ 17,09 + inflação