Obra da Escola José Baldo avança em ritmo acelerado e será entregue até o fim do ano
Prefeito Renato Silva visitou a construção que será referência em tecnologia e sustentabilidade e deve receber alunos já no início do ano letivo de 2026
Por Gazeta do Paraná

A construção da nova Escola Municipal José Baldo, no Bairro Alto Alegre, avança em ritmo acelerado. A previsão é que a obra seja concluída até dezembro, permitindo que o ano letivo de 2026 comece na nova estrutura. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (13) durante uma visita do prefeito Renato Silva, acompanhado de engenheiros, representantes da construtora e do secretário de Serviços e Obras Públicas, Severino Folador.
“Ver uma obra dessa, que começou praticamente ontem, e já está avançando é uma alegria e uma bênção. Em dezembro vamos entregar uma escola que vai agradar toda a região, oferecendo um ambiente extremamente agradável para alunos, professores e servidores. Isso me realiza, me dá satisfação e muito mais vontade de continuar trabalhando por Cascavel, na condição de prefeito, que é minha missão”, disse o chefe do Executivo, Renato Silva.
Com investimento de R$ 9,9 milhões, a nova unidade terá uma área construída de 1.312,23 m² e capacidade para atender cerca de 300 alunos. A edificação segue o método construtivo modular, com chapas metálicas preenchidas com PIR, uma espuma expandida antichamas e térmica, o que garante agilidade na execução, redução significativa na geração de resíduos de obras e conforto térmico. Ao todo, a construção será erguida com 300 placas modulares.
O projeto também inclui outras tecnologias sustentáveis, como sistema de captação de água da chuva para reaproveitamento e placas fotovoltaicas para geração de energia solar, resultando em economia e responsabilidade ambiental. As escolas Romilda e Maria Fumiko já foram entregues com o mesmo sistema construtivo. Assim, esta é a terceira escola de Cascavel a ser construída com o modelo modular, que já serve de referência para outros municípios.
Enquanto a obra avança, os alunos seguem tendo aulas na Unipar, com transporte garantido e acompanhamento da equipe pedagógica. Desde a demolição da antiga estrutura, em maio deste ano, a expectativa cresce para a entrega da nova unidade, que representará um novo capítulo para a instituição, que já tem quase 50 anos de história na educação municipal.
“É um sistema totalmente inovador, que se mostrou muito eficiente nas duas unidades que já entregamos. A expectativa é que a obra da Escola José Baldo tenha o mesmo desempenho e cumpra seu papel de oferecer um espaço moderno, confortável, seguro e de qualidade para todos”, afirmou a arquiteta da Secretaria de Educação, Sabrina Pescador.
Secom
