O que está em jogo na última rodada da Liga Nacional de Futsal
Cascavel Futsal enfrenta o lanterna Blumenau e pode ter um clássico estadual nas oitavas
Por Da Redação

A última rodada da fase classificatória será realizada neste sábado (27) com todos os doze jogos sendo realizados no mesmo horário, às 19 horas. Em termos de classificação, resta pouca coisa a ser definida. Isso porque, 15 das 16 vagas nas oitavas de final já estão preenchidas. Logo, resta apenas uma vaga e três times vão duelar por ela.
Mas a última rodada será decisiva para a definição do líder, que terá o privilégio de fazer os jogos de volta do mata-mata em casa, além da posição no G-8. A importância disso é que os oito primeiros colocados terão o privilégio de fazer o jogo de volta das oitavas em casa. Essa é a meta do Cascavel Futsal, que fará o último jogo desta etapa da Liga Nacional na condição de visitante. A equipe de Deividy Hadson irá enfrentar o lanterna Blumenau, no Complexo Esportivo Bernardo Werner. O Blumenau é o único time que ainda não venceu na competição. E para o Cascavel Futsal avançar para o G-8 terá que terminar assim.
Isso porque a Serpente Tricolor aparece no nono lugar com 37 pontos, mas não depende só de si para subir na tabela. Além da vitória, precisa que o Pato Futsal não vença o Marreco de Francisco Beltrão no ‘clássico das penas’. Os dois rivais do sudoeste jogam neste sábado, no ginásio Arrudão. O Cascavel Futsal pode até terminar em sétimo lugar. Além do tropeço do Pato e da vitória sobre o Blumenau depende também de um tropeço do Corinthians contra o Foz Cataratas. Os dois times se enfrentam em São Paulo na última rodada. No G-8 já estão garantidos o líder Atlântico de Erechim, o Magnus Sorocaba, o Praia Clube, o atual campeão Jaraguá, o Joinville e o Campo Mourão, que tem 41 pontos e é o melhor paranaense na tabela. Atlântico com 53, Magnus com 51 e Praia Clube, com 50, lutam pela liderança. A situação é bem favorável para o time gaúcho, que joga contra o Esporte Futuro e só precisa da vitória para confirmar a ponta.
Quem vem?
A última rodada irá definir os confrontos das oitavas de final. E o torcedor do Cascavel Futsal já deve estar fazendo continhas. Até porque é grande a possibilidade de um clássico paranaense na próxima fase, ou diante do Pato Futsal ou diante do Marreco de Francisco Beltrão. Hoje, o confronto seria contra o Pato, que ocupa o oitavo lugar com 39 pontos, dois a mais que o Cascavel Futsal. Uma vitória da Serpente Tricolor sobre o Blumenau e um empate no ‘clássico das penas’ confirma o confronto. Vale lembrar que Cascavel Futsal e Pato se enfrentaram no mata-mata da Liga nas três últimas edições. Em 2022 e 2023, deu Cascavel Futsal nas quartas e nas oitavas, respectivamente. No ano passado, ambos se enfrentaram novamente nas oitavas e desta vez deu Pato. Se conseguir terminar em sétimo lugar pode cruzar com um time gaúcho, ou o Carlos Barbosa ou o Vélez Camaquã. Mas essas possibilidades são bem menores. Se não vencer o Blumenau pode cruzar com o Pato ou até com o Corinthians na próxima fase. E uma derrota em Santa Catarina pode empurrar o Cascavel Futsal para o caminho do Campo Mourão.
Paranaense
Dos sete times paranaenses que disputam a Liga, cinco estão garantidos nas oitavas: Campo Mourão, Pato Futsal, Cascavel Futsal, Marreco de Francisco Beltrão e Foz Cataratas. Os outros dois representantes do Paraná – Umuarama e Esporte Futuro – estão na luta pela última vaga. O Umuarama aparece no 15º lugar com 27 pontos e só depende de si para avançar. Neste sábado, o time do noroeste enfrenta o Santo André fora de casa. O duelo até poderia ser considerado um confronto direto, mas o time paulista garantiu a vaga matemática com a vitória de 5 a 3 sobre o Cruzeiro na rodada passada. O Umuarama poderia estar classificado, mas perdeu para o Corinthians. O Esporte Futuro ganhou uma sobrevida com a vitória de 5 a 3 sobre o Joaçaba fora de casa. Mas neste sábado terá uma pedreira pela frente e recebe o líder Atlântico no ginásio Alcides Pan. Além de vencer depende de um tropeço do Umuarama. O time de Toledo é o 17º colocado com 26 pontos. Com tem saldo bem inferior ao Umuarama, um empate não serve. O Esporte Futuro terá pela frente não só o líder, mas o time de melhor ataque na Liga. O Atlântico marcou 110 gols.
O São Lourenço também está nessa luta e ganhou moral com o empate em 4 a 4 com o Cascavel Futsal fora de casa. Mas também tem jogo duro. Neste sábado recebe o Carlos Barbosa. Para se classificar, precisa vencer, torcer para o Umuarama perder o jogo e torcer para o Esporte Futuro não derrotar o Atlântico.
Créditos: Luciano Neves