GCAST

Libertadores pode ter a sétima final brasileira

Palmeiras e Flamengo podem reeditar a decisão de 2021. Para isso, precisam passar por LDU e Racing, respectivamente

Por Da Redação

Libertadores pode ter a sétima final brasileira Créditos: Juan Mabromata

A Libertadores da América de 2025 pode ter uma nova final entre brasileiros. Flamengo e Palmeiras podem repetir a decisão de 2021. Ambos eliminaram times argentinos nas quartas. O Rubro-Negro precisou o argentino Rossi para eliminar o representante da Argentina Estudiantes. Já o Verdão teve mais tranquilidade para despachar o River Plate nas quartas. O Flamengo terá outro argentino pela frente e encara o Racing nas semifinais. E o Verdão terá a LDU pela frente. 

A Libertadores da América pode ter a sétima final entre brasileiros na história. Duas delas ocorreram nos anos de 2005 e 2006, quando o torneio ainda tinha jogos de ida e volta na decisão. Em 2025, o Tricolor Paulista levou a melhor sobre o Athletico-PR. E no ano seguinte, o Internacional derrotou o São Paulo.

Depois que a Libertadores passou a ter final única, o Brasil domina e venceu todas as edições de 2019 para cá. E, neste período, foram outras quatro finais brasileiras. Em 2020, o Verdão faturou o bicampeonato sobre o Santos. Em 2021, Palmeiras e Flamengo se cruzaram na final, com o time paulista levantando o tricampeonato. O tri do Flamengo veio em 2022 na final brasileira contra o Athletico-PR. Por fim, em 2024, o Botafogo conquistou o seu único título na decisão diante do Atlético-MG. 

Os duelos das semifinais serão realizados nas semanas dos dias 22 e 29 de outubro. E a grande final da Libertadores deste ano está marcada para o dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru. 

Flamengo

O meia Arrascaeta destacou a dificuldade do confronto e lembrou que o Flamengo poderia ter ido para a partida de volta com uma vantagem maior. “A gente conquistou todos os títulos desta geração passando por dificuldades como esta. Fomos muito bem nos pênaltis. Tivemos uma boa atuação no Maracanã e poderíamos ter feito mais gols lá. Fica de lição daqui para frente. Temos que saber matar a partida quando surgem as oportunidades”, disse.

O uruguaio fez questão de elogiar o goleiro Rossi, herói da disputa de pênaltis ao defender duas cobranças do Estudiantes. “A gente sabe que o Rossi é diferenciado nos pênaltis. Ele merece isso tudo isso. É um cara do bem que está trabalhando muito por este objetivo”, declarou. O Flamengo encara o Racing na semifinal. O duelo de ida será no Maracanã. Já a volta será no El Cilindro, na Argentina.

Fora

O São Paulo não conseguiu avançar para as semifinais da Libertadores. O time voltou a ser derrotado pela LDU do Equador. Com isso, o time equatoriano chega pela segunda vez entre os quatro melhores do continente. E busca o bicampeonato diante do Palmeiras.

O São Paulo amargou a terceira eliminação consecutiva nas quartas de final da Libertadores. A última vez que o São Paulo avançou das quartas de final da Libertadores foi em 2016. Naquele ano, o Tricolor chegou à semifinal e caiu para o Atlético Nacional, da Colômbia, que se sagrou campeão em cima do Independiente Del Valle, do Equador. Desde então, o São Paulo voltou a disputar a Libertadores em 2019, quando caiu na segunda fase da Pré-Libertadores para o Talleres. No ano seguinte, nova decepção: eliminado na fase de grupos em uma chave que contava com River Plate e, curiosamente a LDU, que avançou como segunda colocada da chave.

Em 2021, na primeira passagem de Hernán Crespo, o São Paulo foi eliminado pelo Palmeiras, nas quartas de final, após empatar em 1 a 1 na ida, no Morumbis, e perder por 3 a 0, na volta, no Allianz Parque. Já em 2024 o São Paulo acabou sendo vítima do Botafogo nas quartas de final da Libertadores. No jogo de ida, no Nilton Santos, empate sem gols. Na volta, no Morumbis, novo empate, em 1 a 1, resultado que levou a decisão para os pênaltis, em que o Glorioso venceu por 5 a 4. Com a eliminação para a LDU, o São Paulo chegará a um jejum de 20 anos sem um título de Libertadores.

Créditos: Luciano Neves Acesse nosso canal no WhatsApp