O fim da supremacia brasileira na Libertadores?

Duelos das quartas de final estão definidos com quatro argentinos e três brasileiros. Todos os classificados já foram campeões do torneio

Por Luciano Neves

O fim da supremacia brasileira na Libertadores? Créditos: Rodrigo Buendia

A Libertadores da América está afunilando. Esta semana, foi concluída a fase de oitavas de final e foram definidos os confrontos das quartas de final. Logo, oito times seguem na busca pelo título. Dois deles estarão na grande final do dia 29 de novembro, em Lima do Peru. Os oito classificados para essa etapa do torneio já venceram a Libertadores da América.

A pergunta é: será que a Argentina irá acabar com a supremacia brasileira nos últimos anos? Isso porque a fase de quartas de final tem mais argentinos do que times do Brasil na disputa, algo que não acontecia desde 2018. Naquele ano, a situação era muito parecida como agora. A competição teve quatro argentinos, três brasileiros e um time chileno. Dois deles, River Plate e Boca Juniors, seguiram no torneio e fizeram a final da Libertadores, vencida pelo River. Aquela edição foi a última que teve dois jogos na final. Depois disso, a Libertadores passou a ter as decisões em jogo único. E o Brasil estabeleceu a supremacia na competição, tanto é que venceu todas as edições seguintes. Em seis finais de jogo único, quatro delas foram entre brasileiros. Neste período, dois argentinos conseguiram chegar na final: o River Plate, que foi vencido pelo Flamengo em 2019. E o Boca Juniors, que perdeu a final de 2023 para o Fluminense. De 2019 a 2024, o Brasil sempre foi o país com mais times classificados para as quartas de final. Ou seja, esta é a primeira vez, de 2019 para cá, que a Argentina tem mais classificados que o Brasil nas quartas, repetindo o que ocorreu em 2018.

E o chaveamento da atual edição permite tanto uma final entre argentinos quanto uma final entre brasileiros. Isso porque representantes dos dois países estão em lados opostos da chave. Num lado, o tricampeão Flamengo, apontado como favorito neste ano, fará um duelo argentino contra o Estudiantes, tetracampeão e que venceu a Liberta pela última vez em 2009. Quem vencer cruza com outro argentino, vencedor do duelo entre Vélez Sarsfield e Racing, ambos com uma conquista da Liberta.

Do outro lado da chave, o Palmeiras, tricampeão, irá enfrentar o River Plate, dono de quatro taças e último argentino a vencer a Libertadores em 2018. Quem passar encara o vencedor do duelo entre São Paulo, tricampeão da América, e a LDU do Equador, intrusa nessa disputa entre Brasil e Argentina. A LDU foi campeão da América em 2008. Vale ressaltar que a equipe equatoriana foi a responsável por eliminar o atual campeão da Libertadores e despachou o Botafogo.

LIBERTADORES

Confrontos das quartas

São Paulo x LDU

Palmeiras x River Plate

Flamengo x Estudiantes

Vélez Sarsfield x Racing

Créditos: Luciano Neves Acesse nosso canal no WhatsApp