Novo trem brasileiro pode virar modelo no transporte nacional

Ferrovia moderna ligando Salvador a Feira de Santana promete transformar o transporte no Nordeste com velocidade, sustentabilidade e integração logística

Por Gazeta do Paraná

Novo trem brasileiro pode virar modelo no transporte nacional Créditos: Reprodução

O governo federal assumiu oficialmente recentemente o projeto do novo trem brasileiro que interligará Salvador a Feira de Santana, na Bahia.

Idealizada inicialmente pela CCR Metro Bahia e TIC Bahia Ltda., a iniciativa prevê um sistema ferroviário misto — passageiros e carga — com cerca de 98 km de extensão, projetado para rodar a até 160 km/h e reduzir o tempo de deslocamento para apenas 35 minutos.

Mais do que um modal de transporte, esse novo trem brasileiro representa uma transformação logística, urbana e ambiental em uma das regiões mais densamente trafegadas do Nordeste.

Com foco pioneiro em mobilidade interurbana, o projeto foi incorporado ao Programa Nacional de Infraestrutura Logística, com apoio técnico e financeiro do Ministério dos Transportes.

A autorização concedida pela ANTT à TIC Bahia, usando o modelo de outorga e sem necessidade de licitação, acelera o cronograma.

Agora, o projeto entra na fase de consultas públicas, licenciamento ambiental e captação de R$ 6,8 a 7 bilhões para viabilizar o empreendimento.

A ligação ferroviária deverá contemplar oito estações de passageiros e dois pátios de carga, incluindo conexões com o metrô de Salvador, VLT e terminal rodoviário de Águas Claras.

O traçado passará por municípios como Simões Filho, Candeias, Santo Amaro e Amélia Rodrigues, reforçando a integração metropolitana e o potencial de desenvolvimento urbano local.

Benefícios do novo trem brasileiro na Bahia

Atualmente, a viagem entre Salvador e Feira de Santana pela BR‑324 leva em média 1 hora e 11 minutos — podendo se estender até 2 horas em horários de pico.

Com o novo trem brasileiro, esse trajeto será reduzido para apenas 35 minutos, superando a maioria dos trajetos metroviários urbanos da região.

O sistema oferecerá integração com modal metroviário, VLT, ônibus e rodoviário, dinamizando conexões porta a porta e diminuindo a dependência de rodovias saturadas.

Isso tende a aliviar os cerca de 40 mil veículos que trafegam diariamente pela BR‑324, incluindo cerca de 800 mil usuários do metrô e VLT de Salvador.

Impacto econômico e desenvolvimento regional

O trem terá capacidade de escoar cargas a até 120 km/h, favorecendo o transporte de produtos industriais, agrícolas e matérias-primas entre Feira e o porto da Baía de Todos‑os‑Santos.

Isso reforçará o papel de Feira como entroncamento estratégico — a cidade possui um PIB superior a R$ 10 bilhões e é o principal centro industrial do interior da Bahia.

Espera-se que a nova ferrovia instigue a valorização imobiliária e atraia investimentos nos municípios beneficiados, fomentando centralidades urbanas emergentes e beneficiando cerca de 4 milhões de pessoas que vivem nas regiões metropolitanas de Salvador e Feira.

Sustentabilidade e tecnologia ferroviária

Operando 100% elétrica e substituindo veículos com alto consumo de combustível e emissões, o novo trem brasileiro reduzirá significativamente o CO₂ emitido na BR‑324.

Além disso, o menor fluxo de caminhões diminui o desgaste das rodovias, reduzindo custos públicos.

O sistema será de bitola larga (1.600 mm), com eletrificação em 25 kV e controles digitais no padrão ETCS Nível 2.

Cronograma do novo trem brasileiro

Fase técnica e traçado: concluída maio/2025, sob responsabilidade da TIC Bahia e ANTT.

Consultas públicas e licenciamento ambiental: previstas para os próximos 3 anos, seguindo estimativas do cronograma até 2033.

Captação de R$ 6,8–7 bi: recursos já estimados para início da obra em até três anos.

Construção e implantação: estimada entre 2028‑2032, com operação plena a partir de 2033.

Embora ainda faltem detalhes sobre operadora, prazo final e financiamento, o cronograma anunciado é agressivo e muitos técnicos avaliam o plano como viável, considerando o trâmite atual.

O governo federal decidiu centralizar os estudos e ações para coordenar com eficiência a execução.

Exemplo nacional em infraestrutura ferroviária

O sucesso do novo trem brasileiro pode ser estratégico para replicar o modelo em outras regiões do país, como Pernambuco, Ceará e Goiás, onde projetos similares de trens urbanos estão em pauta.

O foco em infraestrutura ferroviária reflete uma mudança na matriz de mobilidade nacional, hoje dominada pelo transporte rodoviário.

Recentemente, o Metrô de Salvador bateu recorde diário de 435 mil passageiros (abril/2025), com crescimento de 4% no acumulado de 2025, reforçando a aceitação e a necessidade de ampliação dos transportes sobre trilhos na região.

Aprovado o projeto, o novo trem brasileiro poderá revolucionar a mobilidade e estimular o desenvolvimento econômico, social e ambiental da Bahia.

Com informações do Portal CPG

 

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