GCAST

Mutirão de negociação de dívidas segue até 30 de novembro com condições especiais em todo o país

Ação reúne mais de 160 instituições financeiras e permite renegociar débitos bancários com descontos e parcelamentos facilitados

Mutirão de negociação de dívidas segue até 30 de novembro com condições especiais em todo o país Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasi

Consumidores com dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades de crédito podem participar, até 30 de novembro, do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. A iniciativa é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país.

Mais de 160 instituições financeiras aderiram ao mutirão, que oferece condições especiais de renegociação, como descontos, parcelamentos e juros reduzidos. As negociações podem ser realizadas diretamente com os bancos e financeiras ou por meio do portal Consumidor.gov.br, serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para solucionar conflitos de consumo.

Como participar

Para participar, o interessado deve possuir conta nível Prata ou Ouro no aplicativo Gov.br e acessar o portal Consumidor.gov.br, onde poderá selecionar a instituição e registrar a solicitação de negociação. A empresa tem até dez dias para responder à proposta.

As dívidas que podem ser renegociadas são aquelas sem garantia de bens, não prescritas e em atraso. Financiamentos de veículos, motocicletas e imóveis não fazem parte da campanha.

Outra opção é buscar atendimento presencial em Procons participantes, que prestam apoio e orientação aos consumidores. Para casos de superendividamento, o processo de negociação é diferenciado e conta com suporte técnico dos órgãos de defesa do consumidor na elaboração de um plano de pagamento viável.

Ferramentas de apoio

A relação completa das instituições participantes e os canais digitais de negociação estão disponíveis na plataforma Meu Bolso em Dia – Febraban.

Os consumidores também podem consultar eventuais dívidas em aberto por meio do sistema Registrato, mantido pelo Banco Central, que reúne informações atualizadas sobre operações de crédito.

Para débitos não bancários, é possível participar do Feirão Serasa Limpa Nome, que oferece descontos em dívidas de varejo, telecomunicações, concessionárias e universidades, tanto online quanto em agências dos Correios credenciadas.

Acesse nosso canal no WhatsApp