Presidente Franco propõe polo de lazer às margens do Rio Paraná
Anteprojeto prevê avenida beira-rio, áreas de convivência e estímulo ao turismo local
Créditos: Divulgação
O município de Presidente Franco, no Paraguai, declarou de interesse municipal, nesta semana, um anteprojeto que propõe a criação de um polo de lazer às margens do Rio Paraná. A iniciativa foi apresentada pelo vereador Lucio Vera e prevê a implantação de uma “Avenida Beira-Rio”, com cerca de quatro quilômetros de extensão, no trecho entre o porto histórico da cidade, em frente ao centro de Foz do Iguaçu, e a Ponte da Integração.
Elaborada pelos arquitetos Stephanie Yorg e Félix Domínguez, a proposta busca transformar a área em um novo espaço de lazer e convivência, além de fortalecer o potencial turístico de Presidente Franco. Segundo o vereador, a abertura da Ponte da Integração cria uma oportunidade estratégica para inserir o município no roteiro turístico da Tríplice Fronteira.
O anteprojeto considera aspectos hidrográficos e geológicos da região, incluindo as variações do nível do Rio Paraná. Entre as intervenções previstas estão a recuperação do porto histórico, com rampa para embarcações, áreas de estacionamento, bares e restaurantes, além de espaços para caminhada, ciclovia, anfiteatro e parque infantil.
Atualmente, o trecho da margem paraguaia do rio encontra-se abandonado e é utilizado para atividades ilegais. A proposta busca requalificar a área, promover segurança e oferecer um novo cartão-postal para a cidade.
Com informações do H2Foz
