José Antonio Kast é eleito presidente do Chile com mais de 58% dos votos
Líder da direita venceu a disputa neste domingo (14); Jeanette Jara reconheceu a derrota e desejou êxito ao presidente eleito
Créditos: RS Fotos Públicas
José Antonio Kast, candidato da direita, foi eleito neste domingo (14) o novo presidente do Chile. Segundo dados oficiais do Serviço Eleitoral chileno (Servel), Kast obteve mais de 58% dos votos válidos no segundo turno da eleição presidencial. A candidata de esquerda, Jeanette Jara, reconheceu publicamente a derrota e afirmou que já conversou com o vencedor.
“A democracia falou forte e claro. Acabo de falar com o presidente eleito José Antonio Kast para desejar-lhe êxito pelo bem do Chile”, escreveu Jara em uma publicação na rede social X (antigo Twitter). Ex-ministra do Trabalho do atual governo de Gabriel Boric, ela havia vencido o primeiro turno, mas a soma das forças de direita superou 50% dos votos na etapa decisiva.
Kast já aparecia à frente de Jara nas pesquisas divulgadas após o primeiro turno. Ao discursar para apoiadores na noite deste domingo, o presidente eleito classificou o resultado como “um dia incrível” e fez um apelo por união nacional. “Ajudem-me, todos, para que nestes quatro anos consigamos fazer o bem. Peço esse sacrifício adicional de que me sigam acompanhando na Presidência da República”, afirmou.
Em meio a manifestações do público, Kast pediu respeito às divergências políticas. “Um governo tem partidários e tem oposição. Isso é normal e legítimo. Podemos ter diferenças profundas, mas se estimamos a violência e os gritos exagerados, é muito difícil avançar”, declarou. Ele também se dirigiu à oposição ao tratar do combate ao crime organizado. “Se vamos combater o crime organizado, precisamos de vocês também. Serei o presidente de todos os chilenos.”
Durante o discurso, Kast prometeu endurecer as leis e reforçar o enfrentamento à criminalidade. “Para esses delinquentes, a vida vai mudar”, disse. A segurança pública foi um dos principais temas da campanha. Embora o Chile esteja entre os países mais seguros da América Latina, 63% da população apontam a criminalidade como a maior preocupação, segundo levantamento do Ipsos. Nos últimos dez anos, os homicídios cresceram 140%, e o país registrou 868 sequestros em 2024, aumento de 76% em relação a 2021.
Desde 2010, o Chile vive alternância entre governos de esquerda e direita a cada eleição presidencial. Com a vitória de Kast, a direita retorna ao poder após o mandato de Gabriel Boric, representante de uma coalizão de centro-esquerda.
Quem é José Antonio Kast
Aos 59 anos, José Antonio Kast é líder do Partido Republicano e será o presidente mais à direita desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, em 1990. Em sua plataforma, promete endurecer o combate ao crime, ampliar os poderes das forças de segurança e enviar militares para áreas consideradas críticas.
Kast também defende medidas rígidas na política migratória, incluindo a detenção e expulsão de cerca de 340 mil imigrantes em situação irregular. Entre as propostas está a criação de um “escudo fronteiriço”, com a construção de um muro na fronteira com a Bolívia, abertura de trincheiras e mobilização de cerca de 3 mil militares para conter entradas ilegais.
Esta foi a terceira vez que Kast disputou a Presidência da República. Conservador nos costumes, ele se opõe ao aborto mesmo em casos de estupro. Embora no passado tenha defendido aspectos do legado de Pinochet, o presidente eleito afirma ser um democrata e governar dentro das regras institucionais do país.
