Ministro da Rússia é encontrado morto horas após ser demitido por Putin
Roman Starovoit foi retirado do Ministério dos Transportes em meio a crise no setor e morreu com ferimento de bala
Por Gazeta do Paraná

O ex-ministro dos Transportes da Rússia, Roman Starovoit, foi encontrado morto nesta segunda-feira (7), poucas horas após ter sido demitido pelo presidente Vladimir Putin. Segundo o Comitê de Investigação da Rússia, o corpo foi localizado dentro de seu carro, em um subúrbio de Moscou, com um ferimento de bala. A principal hipótese das autoridades é de suicídio.
A demissão de Starovoit foi anunciada oficialmente na manhã da segunda-feira. O decreto com a exoneração foi publicado no site do Kremlin, e o vice-ministro Andrey Nikitin assumiu o cargo interinamente.
Questionado por jornalistas sobre os motivos da demissão, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, evitou detalhes, mas afirmou que a saída de Starovoit não teve relação com “falta de confiança”.
A troca no comando do ministério ocorre em meio a uma série de problemas graves no setor de transportes da Rússia. A Agência Federal Russa de Transporte Aéreo informou que, entre o fim de semana e esta segunda-feira, 485 voos foram cancelados, 88 desviados e cerca de 1.900 sofreram atrasos. As companhias aéreas foram obrigadas a reembolsar mais de 43 mil passagens e acomodar 94 mil passageiros em hotéis.
Além disso, no domingo (6), uma explosão a bordo do petroleiro Eco Wizard, atracado em um porto na região de Leningrado, causou um vazamento de amônia, agravando ainda mais a crise no setor.
