GCAST

Mais de 50 servidores municipais são qualificados em curso de Licitações

Capacitação faz parte do calendário de ações da administração municipal voltadas à valorização dos servidores

Por Gazeta do Paraná

Mais de 50 servidores municipais são qualificados em curso de Licitações Créditos: Divulgação


Com foco na qualificação dos servidores públicos e no aprimoramento dos processos administrativos, a Prefeitura de Corbélia promoveu, entre os dias 5 e 7 de maio, o curso intitulado “Licitações Municipais”. A formação reuniu mais de 50 participantes, entre servidores recém-integrados à gestão, diretores, secretários, gestores, fiscais de contratos e funcionários da Câmara Municipal.

A capacitação faz parte do calendário de ações da administração municipal voltadas à valorização dos servidores e à melhoria contínua dos serviços públicos, reforçando os pilares da eficiência, legalidade e planejamento nas contratações governamentais.

Com carga horária total de 18 horas, o curso foi dividido em três dias de conteúdos teóricos e práticos. Na manhã do primeiro dia, os participantes foram introduzidos ao tema Estudo Técnico Preliminar (ETP), sob condução do professor Rafael Costa, especialista em gestão pública. Durante a tarde, o foco foi o Plano de Contratações Anual (PCA), também ministrado por ele.

A programação seguiu no dia 6 com a continuidade do módulo sobre ETP pela manhã, ainda com Rafael Costa. À tarde, os participantes retomaram o tema do PCA, desta vez conduzido pelo professor Raphael Buiar, referência nacional na área de contratações públicas.

O encerramento da capacitação ocorreu no dia 7, com a abordagem do tema Elaboração do Termo de Referência (TR) – ferramenta essencial para garantir clareza e precisão nos processos licitatórios. A aula foi ministrada por Raphael Buiar no período matutino. Na última etapa do curso, ele abordou a Normatização de Atos, destacando a importância da padronização e regulamentação dos procedimentos administrativos internos.

Segundo o prefeito Thiago Stefanello, investir na formação técnica dos servidores é um passo fundamental para assegurar mais transparência, segurança jurídica e eficiência nas compras públicas e contratações realizadas pelo município:

“A qualificação constante é uma prioridade da gestão. Servidores preparados significam serviços públicos mais eficazes e uma administração mais responsável”, afirmou.

Essa formação reflete a constante evolução dos processos internos, assegurando, assim, que os recursos públicos sejam aplicados de forma ainda mais eficiente e transparente, em benefício de toda a comunidade.

Assessoria