Mais de 405 mil domicílios estão sem energia elétrica nesta manhã no Paraná
Chuvas e fortes rajadas de vento causaram prejuízos em Cascavel e região. Segundo o Instituto Simepar, Ubiratã o vento ultrapassou 100 km/h e muitos moradores seguem sem energia, principalmente na área rural

Eliane Alexandrino/ Cascavel
A primavera começa oficialmente às 15h19 desta segunda-feira (22), mas a estação mais florida chega com muita chuva e fortes rajadas de vento em todo o Paraná.
Equipes da Copel estão em campo desde o início dos temporais no Paraná, e seguem mobilizadas atendendo milhares de demandas em boa parte do estado.
Em todo o Paraná, aproximadamente 405 mil domicílios estão com o fornecimento de energia elétrica interrompido em decorrência do evento climático, em mais de 5.800 ocorrências para inspeção e atuação dos profissionais da companhia.
De acordo com o Instituto de Meteorologia Simepar, além das precipitações, há registro de muitas descargas atmosféricas nesta manhã, especialmente entre o Oeste, Noroeste e o vale do Ivaí. Nas estações de Altônia e Ubiratã, na região Noroeste, as rajadas de vento superaram os 100 km/h nas últimas horas.
Em Bandeirantes, na região Norte do Paraná, duas torres de alta tensão foram derrubadas pela força dos ventos. As regiões usualmente atendidas pelas linhas destas torres estão atendidas por linhas alternativas, portanto não há imóveis sem luz por conta da queda. Trabalhadores locais e de outras regiões irão trabalhar na reconstrução das estruturas, com previsão de conclusão para o final desta semana.
A Copel atende mais de 5,8 ocorrências para inspeção e atuação dos profissionais da companhia. Nas regiões Oeste e Sudoeste, são mais de 1.300 ocorrências atendidas. Os municípios com maior impacto sobre o fornecimento de energia nesta manhã são Anahy, Cruzeiro do Iguaçu, Iguatu, Iracema do Oeste, Lindoeste, São Jorge do Oeste, Terra Roxa e Tupãssi.
A falta de luz pode ser informada pelo aplicativo da companhia ou pelo WhatsApp: 41-3013-89-73. Em situações de temporais, deve-se seguir as orientações da Defesa Civil e jamais aproximar-se de locais onde haja postes quebrados ou fios caídos.
Cascavel mais de 30 famílias atendidas
A Defesa Civil de Cascavel atendeu desde ontem (21) e na manhã desta segunda-feira (22) mais de 30 famílias que tiveram suas casas danificadas pelas fortes rajadas de ventos na cidade.
A região dos Bairros Interlagos, Melissa, Lago Azul, Sanga Funda, e baixa do Cancelli registraram pontos de alagamentos e também tiveram casas destelhadas.
Segundo o Corpo de Bombeiros pelo menos 5 ocorrências de queda de árvores foram acionadas em Cascavel. Mas felizmente ninguém ficou ferido.
“Ontem a Defesa Civil recebeu 15 famílias de situações de destelhamentos, no Jardim Melissa, Brazmadeira e Periolo. Entregamos lonas para as famílias afetadas e posteriormente para as casas afetadas. Na manhã desta segunda-feira foram mais 15 ocorrências. As fortes rajadas de ventos também atingiram o Autódromo de Cascavel também”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Cascavel, Nei Haveroth.
Quem precisar de atendimento pelo telefone da Defesa Civil é o 199 ou pelo Corpo de Bombeiros 193.
Foto: CGN
