Lula levou 104 dias para regulamentar Lei da Reciprocidade
Governo ignorou sinal verde do Congresso e só reagiu após tarifa de Trump subir para 50%
Por Gazeta do Paraná

O governo brasileiro levou mais de três meses para regulamentar a chamada Lei da Reciprocidade, aprovada de forma relâmpago pelo Congresso em abril, como forma de preparar o país para reagir a uma eventual guerra tarifária com os Estados Unidos. O texto foi votado no Senado no dia 1º de abril e na Câmara no dia seguinte, após o presidente norte-americano Donald Trump anunciar uma tarifa de 10% sobre exportações brasileiras.
Apesar da urgência expressa pelo Legislativo, o Planalto demorou 104 dias para regulamentar a lei e só o fez após Trump anunciar a elevação da tarifa para 50%. Durante esse período, o Brasil tentou negociar com os EUA, enviando uma proposta em 16 de maio. O conteúdo do documento segue sob sigilo e, até agora, não houve resposta definitiva de Washington.
As tratativas permaneceram em nível técnico, sem avanços. Enquanto isso, o governo brasileiro evitou tomar medidas efetivas, mesmo com o prazo para um acordo se encerrando em agosto. Somente agora, em 15 de julho, o governo federal decidiu iniciar reuniões com representantes da indústria e dos setores econômicos mais afetados.
