HUOP realiza mutirão de broncoscopia e reduz fila de espera
Ao todo, 11 pacientes foram atendidos, todos já em acompanhamento no ambulatório do hospital
Por Gazeta do Paraná

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) promoveu, no último dia 27 de agosto, um mutirão de broncoscopia em pacientes eletivos, com o objetivo de reduzir a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 11 pacientes foram atendidos, todos já em acompanhamento no ambulatório do hospital e que aguardavam o exame para dar continuidade ao tratamento.
De acordo com Gracy Schroeder, coordenadora de Enfermagem do Centro de Diagnóstico por Imagens (CDI), a convocação ocorreu de acordo com a lista de espera.
“Esse esforço é fundamental para dar agilidade aos atendimentos e garantir que os pacientes tenham acesso ao diagnóstico e ao tratamento de forma mais rápida”, destacou.
O cirurgião torácico Dr. Daniel Pavan foi o responsável pelos atendimentos, que contaram ainda com o envolvimento de uma ampla equipe multiprofissional. Participaram do mutirão profissionais do Ambulatório; Enfermagem (nos serviços de Endoscopia Digestiva, Centro Cirúrgico, Central de Materiais Esterilizados e Enfermarias Adulto); equipe administrativa do Serviço de Endoscopia Digestiva; Serviço de Cirurgia Torácica; endoscopistas; laudistas; anestesistas; residentes de medicina; além de equipes de apoio e maqueiros.
Segundo Gracy, o trabalho coletivo foi essencial para o sucesso da ação. “Esse mutirão só foi possível porque houve integração entre todos os setores, assegurando que cada etapa fosse conduzida com segurança e eficiência. Um ponto importante foi o empenho da equipe de Enfermagem do Serviço de Endoscopia Digestiva, que conseguiu manter em funcionamento a agenda regular de endoscopias e colonoscopias ao mesmo tempo em que se desdobrou para atender o mutirão”, ressaltou.
Este foi o segundo mutirão de broncoscopia realizado em 2025 pelo HUOP, reafirmando o compromisso da instituição em oferecer assistência de qualidade, reduzir filas e atuar como hospital de referência regional, integrando assistência, ensino e pesquisa em benefício da população.
