GCAST

Guilherme Boulos promete “colocar o governo na rua”

Deputado mais votado de São Paulo em 2022, Boulos deixa o Congresso para integrar o primeiro escalão do governo Lula

Guilherme Boulos promete “colocar o governo na rua” Créditos: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) é o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. O anúncio oficial foi feito neste domingo (20), e o parlamentar usou as redes sociais para agradecer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo convite.

Em publicação, Boulos afirmou que sua missão será “ajudar a colocar o governo na rua”, reforçando o compromisso de aproximar o Palácio do Planalto das demandas populares.

“Agradeço ao presidente Lula pelo convite para ser ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil”, escreveu.

O novo ministro também destacou sua trajetória no movimento social e afirmou que pretende levar essa experiência para dentro do governo.

“Minha grande escola de vida e de luta foi o movimento social brasileiro e levarei esse aprendizado agora ao Planalto. Presidente, sua confiança será honrada com muito trabalho.”

Boulos substitui Márcio Macêdo, que ocupava o cargo desde o início do atual mandato. A função da Secretaria-Geral é assessorar diretamente o presidente da República, com foco na articulação entre o governo federal e a sociedade civil organizada, incluindo movimentos sociais, ONGs e entidades de classe.

Trajetória e formação

Nascido em São Paulo, no bairro de Pinheiros, em 19 de junho de 1982, Guilherme Boulos tem 43 anos e é filho dos médicos infectologistas e professores universitários Maria Ivete e Marcos Guilherme Boulos.

Durante o ensino médio, decidiu deixar a escola particular para estudar na rede pública, experiência que marcou o início de seu envolvimento político. Aos 15 anos, fundou o grêmio estudantil da Escola Estadual Fernão Dias Paes, participou de protestos e de projetos de alfabetização de jovens e adultos.

Formou-se em Filosofia pela USP, especializou-se em Psicologia Clínica pela PUC-SP e tornou-se mestre em Psiquiatria pela USP. Atuou como professor, escritor e autor de livros como Por que ocupamos?, De que lado você está? e Sem Medo do Futuro.

LEIA TAMBÉM NA EDITORIA PÚBLICO 

Lula convida Guilherme Boulos para assumir Secretaria-Geral da Presidência

Trump retira visto da president nacional do PSOL, Paula Coradi

Caixa paga hoje parcela de outubro do Bolsa Família a beneficiários com NIS final 2

Militância e carreira política

Aos 19 anos, Boulos se mudou para uma ocupação organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), onde iniciou sua trajetória como liderança popular e ativista por moradia digna e reforma urbana.

Foi candidato à Presidência da República em 2018, tornando-se um dos principais nomes do PSOL no cenário nacional. Disputou também a prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024, consolidando-se como uma das maiores lideranças da esquerda brasileira.

Em 2022, Boulos foi eleito deputado federal com mais de 1 milhão de votos, o mais votado de São Paulo e o segundo mais votado do país. Agora, ele assume o novo desafio de integrar o primeiro escalão do governo Lula, com a missão de reforçar a presença do Executivo junto à sociedade e fortalecer a interlocução com movimentos sociais em todo o Brasil.

Créditos: Agência Brasil Acesse nosso canal no WhatsApp