GCAST

Fogão pode ser campeão brasileiro nesta quarta-feira

Após conquista da Libertadores, Botafogo enfrenta o Internacional em Porto Alegre

Por Luciano Neves

Fogão pode ser campeão brasileiro nesta quarta-feira

O Botafogo está vivenciando o melhor ano de sua história. No último sábado, o time comemorou a conquista da Libertadores da América. Aliás, o título veio com autoridade com uma vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, mesmo atuando praticamente o jogo todo com um atleta a menos. Antes de embarcar para Buenos Aires para a disputa da decisão, o Fogão encaminhou o título do Campeonato Brasileiro com uma vitória maiúscula sobre o seu concorrente na busca pela taça, o Palmeiras.

O Botafogo lidera o Brasileirão com 73 pontos e só depende de si para levantar a taça. Para isso, precisa vencer os dois jogos que restam. Nesta quarta-feira (04), pela penúltima rodada do campeonato, visita o Internacional, às 21h30, no Beira-Rio. Depois, no fim de semana, recebe o São Paulo no Nilton Santos. Mas o time de Artur Jorge tem a possibilidade de conquistar o título hoje. Para isso, precisa da vitória sobre o Inter e necessita que o Palmeiras não vença o Cruzeiro. O Verdão joga no mesmo horário contra a Raposa. O título antecipado pode até vir com um empate. Mas para isso é preciso que o Palmeiras seja derrotado pelo Cruzeiro no Mineirão. Isso porque o Verdão é segundo colocado com 70 pontos, três a menos que o líder Fogão.

No Botafogo, nada de clima de ‘ressaca’ pela conquista da Libertadores no fim de semana. O meio-campista Savarino afirmou que apesar da conquista inédita da Libertadores com o Botafogo no último sábado, o elenco alvinegro deve “trocar o chip” e focar já no próximo jogo, contra o Internacional, em busca do título brasileiro. O venezuelano também abordou o embate diante do Palmeiras (vitória por 3 a 1), o qual afirmou ter sido o “jogo mais importante do campeonato”. “Temos que trocar o chip. Já festejamos em Buenos Aires e quando chegamos aqui no Rio de Janeiro. Já estamos pensando no jogo contra o Internacional. Isso é o mais importante para continuarmos lutando pelo título brasileiro”, declarou o atleta. “Sabíamos que era um jogo muito importante no campeonato, o mais importante. Vínhamos de três empates seguidos. O Palmeiras já tinha nos ultrapassado, mas sabíamos do grupo que tínhamos, que podíamos ir lá (Allianz Parque) e ganhar o jogo. Tudo isso aconteceu, ganhamos. Agora estamos três pontos à frente, com dois jogos restantes”, complementou.

 

Colorado

A possibilidade de título brasileiro para o Internacional acabou no fim de semana, quando o time de Roger Machado foi superado pelo Flamengo por 3 a 2, no Maracanã. Desse modo, as duas rodadas finais ficaram menos interessantes para o Inter. O Inter joga apenas para tentar melhorar a posição na tabela. Com os resultados do fim de semana e com a conquista do Botafogo na Libertadores, o G-4 do Brasileirão virou um G-6. Sendo assim, o Inter garantiu vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores.

 

Galo

O Atlético-MG ficou em situação mais complicada em termos de Campeonato Brasileiro. Só a conquista da Libertadores garantiria a presença na próxima competição continental. Agora, o máximo que vai conseguir é uma vaga na próxima Copa Sul-Americana. Mas o Galo tem 44 pontos e ainda corre um pequeno risco de rebaixamento. Nesta quarta faz um confronto direto contra o Vasco, às 19 horas, em São Januário. O Vasco também tem 44 pontos e quer eliminar o risco de queda.

 

Mundial de Clubes

A Fifa divulgou ontem a divisão dos potes para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de Clubes de 2025, nesta quinta (05). Atual campeão da Libertadores e último classificado para a competição, o Botafogo ficará no Pote 3, e terá dois rivais europeus na primeira fase. Os outros três brasileiros - Flamengo, Fluminense e Palmeiras - serão cabeças de chave e terão apenas um europeu em sua chave, que virá do Pote 2. Além de Flamengo, Fluminense e Palmeiras, também estarão no Pote 1 River Plate, Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique e Paris Saint-Germain. O sorteio será realizado amanhã, às 15h (de Brasília), em Miami, nos Estados Unidos.