RESULT

Dezesseis pessoas são presas durante segunda fase da Operação Bullock na região noroeste do RS

A operação teve o apoio da Brigada Militar durante o cumprimento de ordens judiciais em São Luiz Gonzaga, Ijuí e São Borja

Por Gazeta do Paraná

Dezesseis pessoas são presas durante segunda fase da Operação Bullock na região noroeste do RS Créditos: Divulgação/PCRS

Na manhã desta quarta-feira (27), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Luiz Gonzaga, com apoio da Brigada Militar, desencadeou a segunda fase da Operação Bullock, cumprindo 35 ordens judiciais nas cidades de São Luiz Gonzaga, Ijuí e São Borja. Dezesseis pessoas foram presas durante a ofensiva. Drogas e celulares foram apreendidos durante o cumprimento das ordens judiciais

Segundo o Delegado Rogério Junges, a investigação é um desdobramento das ações de enfrentamento ao tráfico de drogas na região. Os trabalhos tiveram início após a apreensão, em 12 de maio deste ano, de drogas avaliadas em mais de R$ 40 mil, ocasião em que um indivíduo foi preso em flagrante. Pouco depois, em 06 de junho, dois traficantes foram presos com cerca de 600 gramas de entorpecentes e veículos utilizados pelo grupo.

Com as diligências, os policiais conseguiram mapear a estrutura criminosa, identificar pontos de venda, rastrear movimentações financeiras e confirmar a cadeia de comando da organização. O aprofundamento das investigações levou à deflagração da primeira fase da Operação Bullock, em 11 de julho, quando foram presos os “gerentes” do grupo e um indivíduo já conhecido por liderar o tráfico na região. Na sequência, em 18 de agosto, uma nova ofensiva resultou na apreensão de mais de 12 quilos de drogas.

A ação desta quarta-feira teve como foco desarticular os pontos de venda de entorpecentes ainda ativos. Das 35 ordens judiciais cumpridas, resultaram 13 prisões preventivas, duas prisões temporárias e 20 mandados de busca e apreensão. Em São Luiz Gonzaga, foram realizadas 12 prisões e 17 buscas. Já em São Borja, foram duas prisões temporárias e dois mandados de buscas realizados. Ainda, em Ijuí, foi realizada uma prisão preventiva e cumprido um mandado de busca. Durante as buscas, foi encontrada uma porção de maconha, o que ocasionou a prisão em flagrante de um indivíduo de 18 anos de idade, pelo crime de tráfico de drogas, unindo a materialidade com as informações já existentes da sua vinculação com a traficância.

Com a segunda fase da Operação Bullock, as ações da Draco/São Luiz Gonzaga, somente em 2025 e em relação a esse grupo criminoso, já apreenderam mais de 20 quilos de drogas de diferentes tipos, causando um prejuízo estimado em mais 143 mil reais ao tráfico. O número de prisões ligadas a este esquema atinge agora a marca de 51 pessoas detidas no ano.

O Delegado Rogério Junges destacou a importância da integração com a Brigada Militar, que atuou em todas as fases da operação: “O apoio da Brigada Militar foi fundamental para o êxito das ações e reforça a união das forças de segurança no enfrentamento ao tráfico de drogas na região”.

As buscas realizadas nas casas prisionais de São Luiz Gonzaga e Ijuí contaram com o apoio da Polícia Penal.

Assessoria/PCPR

Acesse nosso canal no WhatsApp