GCAST

Deputado federal Pedro Lupion, visita Show Rural e declara apoio a Alexandre Curi

Presenças de deputados federais e estaduais, dirigentes e representantes de classe marcaram o segundo dia da 38ª edição do evento, que também bateu recorde histórico de público logo na abertura

Por Eliane Alexandrino

Deputado federal Pedro Lupion, visita Show Rural e declara apoio a Alexandre Curi Créditos: Eliane Alexandrino

O segundo dia da 38ª edição do Show Rural Coopavel foi marcado pela intensa presença de autoridades políticas, lideranças do setor produtivo, representantes de entidades e profissionais ligados ao agronegócio. Considerado um dos maiores eventos técnicos do setor no mundo, o Show Rural reúne, nesta edição, cerca de 600 expositores do Brasil e do exterior, que apresentam inovações, tecnologias e soluções voltadas especialmente ao produtor rural.

Entre as lideranças que passaram pelo parque tecnológico nesta terça-feira (10) estiveram o deputado federal Pedro Lupion (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e líder da bancada ruralista no Congresso Nacional, o deputado estadual Márcio Pacheco (Republicanos), além do deputado estadual Professor Lemos (PT) e do presidente da Ceasa Paraná.

Para Pedro Lupion, o Show Rural Coopavel é um retrato fiel da força do agronegócio paranaense e nacional. Segundo ele, o evento funciona como um verdadeiro termômetro do setor. “O Show Rural é motivo de um orgulho gigantesco. O Paraná é mostrado ao Brasil e ao mundo por meio desta feira, que evidencia a pujança da nossa produção agropecuária, a força das cooperativas, das empresas, do sistema financeiro e de toda a cadeia produtiva. Aqui é possível medir a realidade do produtor, entender sua capacidade de investimento, o acesso ao crédito e os desafios do setor”, destacou.

O parlamentar também reforçou que o retorno das atividades legislativas, após o recesso parlamentar, traz pautas prioritárias para o setor agropecuário. Entre elas, Lupion citou a derrubada de vetos relacionados ao seguro rural, investimentos na Embrapa e na extensão rural, a regularização fundiária de imóveis em áreas de fronteira, além das discussões sobre demarcações de terras produtivas, especialmente no Oeste do Paraná. “Estamos trabalhando na atualização da legislação do seguro rural e do crédito agrícola para dar mais segurança aos produtores”, afirmou.

Já o deputado estadual Márcio Pacheco ressaltou a importância institucional do evento para Cascavel, o Paraná e o Brasil. “É uma alegria representar a Assembleia Legislativa do Paraná durante toda a semana no Show Rural, recebendo visitantes, autoridades e comitivas. Este é um espetáculo que orgulha Cascavel e toda a região Oeste. Tivemos, inclusive, delegações de diversos países, como Japão e Alemanha, que vêm buscar referência, conhecimento e experiências para levar aos seus países”, pontuou.

Pacheco também destacou o papel do evento como espaço de valorização do agronegócio. “Quem defende quem produz, gera renda e emprego precisa passar por aqui. É aqui que está o caminho certo para o desenvolvimento”, afirmou.

Eleições 2026

Questionado sobre o cenário eleitoral de 2026, Pedro Lupion afirmou que o momento exige cautela e foco no trabalho parlamentar.

“Acho que eleições majoritárias é quando o cavalo passa encilhado, a gente aproveitar a oportunidade ou não, mas, por enquanto, acho que realiza um trabalho importante, necessário em Brasília, no comando da nossa bancada, da Frente Parlamentar, da Agropecuária. Espero que os paranaenses reconheçam o trabalho para a gente continuar por lá. Maravilha. Sou presidente estadual do Republicanos aqui no Estado, partido aliado do governador Ratinho Júnior, a responsabilidade de montar a chapa, de buscar as lideranças para compor junto conosco, eu estou aqui catando no laço o Márcio Pacheco para ser nosso candidato também, então a gente está trabalhando bastante para organizar o partido no Estado. Nós não queremos uma divisão do grupo do governador Ratinho Júnior, né? A gente quer que seja o grupo mantido e que a gente tenha condições de manter o bom trabalho e o destaque que o Paraná está tendo e a boa administração que tem hoje. Então, nós estamos trabalhando bastante para manter essa composição. ”

Mas em entrevista à uma rádio a local nesta terça-feira (10), Pedro Lupion, confirmou que irá apoiar o presidente da Alep, deputado estadual Alexandre Curi  (PSD) para governador.

Recorde histórico de público

Além da forte presença política, o Show Rural Coopavel 2026 também bateu recorde de público logo no primeiro dia. Segundo a organização, mais de 61 mil pessoas visitaram o parque na segunda-feira (9), o maior número já registrado para uma segunda-feira em todas as 38 edições do evento. Em comparação com o primeiro dia da edição anterior, que recebeu 56.510 visitantes, o aumento foi de 4.580 pessoas.

O presidente do Show Rural, Dilvo Grolli, comemorou os números e destacou o impacto econômico do agronegócio. “Batemos o recorde de público para uma segunda-feira, e os negócios estão fluindo bem. Mesmo com desafios relacionados aos custos financeiros, os bancos têm apresentado propostas diferenciadas, movimentando a economia. O agronegócio representa cerca de 30% da economia brasileira e segue crescendo entre 6% e 8% ao ano”, afirmou.

Grolli reforçou ainda que o produtor rural atual é um gestor de tecnologia e inovação, e que o Show Rural cumpre exatamente esse papel. “O evento oferece soluções que aumentam a produtividade e garantem sustentabilidade. O Show Rural segue até sexta-feira e o convite está feito para quem ainda não visitou”, concluiu.

Foto: Eliane Alexandrino

Acesse nosso canal no WhatsApp