Corbélia realiza a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social
Foco do evento é a construção, proteção e resistência do SUAS
Por Gazeta do Paraná

Nesta quarta-feira (2) Corbélia realizou a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Família em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social. A programação durante a manhã foi realizada no Centro Cultural Vereador José Rubin, reunindo mais de 80 participantes, entre representantes do poder público, sociedade civil, trabalhadores do SUAS e entidades sociais.
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a conferência teve como principal objetivo avaliar as políticas públicas de assistência social no município, debater os avanços e desafios enfrentados e propor diretrizes para o fortalecimento e aprimoramento dos serviços voltados à proteção social.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é a estrutura pública que organiza, em todo o território nacional, os serviços, programas, projetos e benefícios voltados à proteção social. Implantado oficialmente em 2005, o SUAS tem como atribuição garantir a assistência a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo o acesso a direitos, o fortalecimento de vínculos e a superação de desigualdades. É por meio dele que a política de Assistência Social deixa de ser assistencialista e passa a ser uma política pública com planejamento, controle social, financiamento e participação democrática.
A abertura do evento contou com uma apresentação cultural da oficina de Ginástica do CRAS de Corbélia. O grupo, composto por crianças e adolescentes, emocionou o público com uma performance preparada com dedicação sob orientação da professora Roselaine Zanatta. Mais do que atividade física, o trabalho com os jovens promove autoestima, autonomia, convivência comunitária e qualidade de vida.
O assessor técnico Luiz Felipe de Souza conduziu a cerimônia com dinamismo, garantindo organização e fluidez a toda a programação.
Compuseram a mesa de honra, diversas autoridades municipais e regionais:
·Secretária de Assistência Social e Família, Chayene Conti
·Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e coordenadora do CREAS, Valdirene Midding Stefanello
·Chefe de Gabinete, Lucélia Wendt Schmitt, representando o Prefeito Municipal
·Vereador Eli Stefanello, representando a Câmara Municipal
·Diretora de Proteção Social dos Distritos, Marily Skottki
·Diretora de Gestão do SUAS, Dalila Trevisan
·Diretora e Coordenadora do CRAS, Regiane Ferreira
·Diretora de Proteção Social Básica e Coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Nédila Simon
·Juíza Substituta da Comarca de Corbélia, Linckse Bianca Oliveira
·Chefe do Núcleo Regional de Cascavel da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Madson Oliveira
Durante os pronunciamentos, a Secretária de Assistência Social e Família, Chayene Conti destacou o papel fundamental da conferência como espaço de diálogo e construção conjunta:
“A Conferência Municipal é um espaço essencial de escuta e construção coletiva. Este ano, tivemos a oportunidade de reunir usuários, trabalhadores, gestores e entidades para refletirmos juntos sobre os avanços e desafios do Sistema Único de Assistência Social em Corbélia. A Assistência Social se faz com diálogo, coragem e compromisso com quem mais precisa, e essa Conferência é a prova viva disso.”
Em seguida, foi aprovada a leitura do regimento interno, documento que norteou os trabalhos do evento, garantindo participação democrática em todas as etapas.
A Palestra Magna do evento foi conduzida por Simone Beatriz Ferrari, Secretária de Assistência Social de Toledo (PR), que compartilhou sua ampla experiência em políticas públicas, orçamento, controle social e políticas de gênero. Sua fala provocou reflexões profundas sobre os caminhos trilhados pelo SUAS ao longo dos últimos 20 anos e os desafios que ainda se impõem.
No período da tarde, a programação teve continuidade no Centro de Convivência do Idoso – Irene Bona Turra, onde os participantes foram organizados em rodas de conversa, grupos temáticos e plenárias. Nesses espaços, foram debatidos cinco eixos centrais:
·Universalização do SUAS
·Aperfeiçoamento contínuo do SUAS
·Integração de benefícios e serviços socioassistenciais
·Gestão democrática, informação e comunicação transparente
·Sustentabilidade financeira e equidade no financiamento do SUAS
Durante os grupos temáticos, os participantes elaboraram propostas e discutiram estratégias para o fortalecimento das políticas sociais no município. Ao final da tarde, foram lidas e aprovadas as propostas priorizadas, que serão encaminhadas à 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, representando o município de Corbélia.
Ainda na plenária final, foram anunciadas as representantes que irão compor a delegação do município na conferência estadual. Em conformidade com o regulamento do Conselho Estadual de Assistência Social, e considerando que a APAE é a única entidade local diretamente vinculada ao SUAS, Corbélia foi contemplada com uma vaga para entidade da sociedade civil:
·Delegada titular: Verônica da Silva
·Delegada suplente: Endy Bispo dos Santos
Com uma programação marcada pela escuta qualificada, participação efetiva e produção coletiva de propostas, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social consolidou-se como um espaço legítimo de fortalecimento das políticas públicas em Corbélia. A mobilização dos diferentes segmentos da sociedade destacou a garantia de direitos, a equidade e a consolidação do SUAS como instrumento de transformação social.
Assessoria
