Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Pesquisa irá traçar um raio-x do mercado de trabalho local, indicando carências e direcionando ações para empresas e trabalhadores

A Prefeitura de Toledo, por meio da Agência do Trabalhador, lançará, na próxima quarta-feira (9), o “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”, com objetivo de levantar dados atualizados sobre empregabilidade, setores que mais crescem, perfil das vagas e dos trabalhadores. O resultado servirá para elaborar um Plano Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, para orientar políticas públicas e investimentos de empresas para o período de 2026 a 2035.
O diagnóstico surgiu de uma demanda do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda de Toledo, e consiste em uma pesquisa com informações de fontes como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além da pesquisa dos dados, também serão aplicados questionários a trabalhadores e a empresas, abordando escolaridade, motivos de desligamento, permanência, dificuldades de contratação e necessidades de qualificação. A ideia é que os resultados ajudem a traçar um raio-x do mercado de trabalho local, indicando carências e direcionando ações para inserir jovens, formar profissionais em áreas estratégicas e apoiar o desenvolvimento de setores produtivos, criando bases para o futuro econômico de Toledo.
“Com o resultado dessa pesquisa, espero que a gente consiga pensar e analisar, com muita cautela e com muita propriedade também as necessidades que se fazem no mercado”, destacou o gerente da Agência do Trabalhador, Rodrigo Souza. Ele deu exemplos de possível falta de trabalhadores com qualificação técnica em determinada área, ou necessidade de melhor desenvolvimento de empresas e seus líderes. “Então a política pública deverá ser voltada para essas áreas. São situações que podem surgir, e que nós, como poder público, possamos construir isso dentro do Plano Municipal e entregue para a população”, concluiu Rodrigo.
Texto e foto: Assessoria
