RESULT

Corbélia realiza 3ª Caminhada do Meio-Dia pelo fim da violência contra as mulheres

O ato simbólico reuniu mais de 100 participantes

Por Gazeta do Paraná

Corbélia realiza 3ª Caminhada do Meio-Dia pelo fim da violência contra as mulheres Créditos: Divulgação


Na manhã desta terça-feira (22), o município de Corbélia integrou a mobilização estadual da Caminhada do Meio-Dia, uma ação de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. O ato simbólico reuniu mais de 100 participantes, entre servidores públicos, lideranças locais, representantes de entidades civis e a comunidade em geral.

A concentração teve início às 11h, em frente à Prefeitura Municipal. Vestindo camisetas brancas, símbolo de paz e solidariedade, os participantes seguiram em caminhada até a Praça Brasil, levando faixas, cartazes e balões com mensagens de apoio, resistência e luta pelos direitos das mulheres.

Com o lema “Pela vida e pelo fim da violência contra as mulheres”, a mobilização chama a atenção para as diferentes formas de violência que afetam milhares de mulheres diariamente: física, psicológica, moral, patrimonial e sexual, e ressalta a importância da denúncia, do acolhimento e da implementação de políticas públicas eficazes.

A Caminhada do Meio-Dia foi instituída em 22 de julho de 2023 como forma de manter viva a memória da advogada Tatiane Spitzner, vítima de feminicídio em 2018, na cidade de Guarapuava. Desde então, a data passou a representar um marco estadual de enfrentamento à violência de gênero. Simultaneamente, a Caminhada também ocorreu em outras 179 cidades do Paraná.

Para a secretária de Assistência Social e Família, Chayene Conti, o ato evidencia a responsabilidade coletiva na construção de um ambiente seguro e digno para todas as mulheres: 

“Este é um momento de luta, mobilização, sensibilização e resistência. Precisamos afirmar, publicamente, nosso repúdio a qualquer forma de violência contra a mulher e nosso compromisso com a proteção e os direitos delas.”

A Prefeitura de Corbélia atua continuamente na promoção de políticas públicas que assegurem a dignidade, a proteção e o respeito às mulheres, mantendo sua rede municipal de apoio ativa para acolher, orientar e encaminhar vítimas de violência.

Casos de agressão devem ser denunciados pelo número 190 da Polícia Militar. Denúncias anônimas também podem ser feitas pelo Disque 181.

 

 

Acesse nosso canal no WhatsApp