novo centro de convenções

Companhias aéreas evitam espaço aéreo da Venezuela após alerta de Trump, e mapa de voos mostra “buraco” sobre o país

Mapa do Flightradar24 mostra ausência de voos sobre a Venezuela após alerta de Donald Trump e revogação de licenças de companhias aéreas pelo governo de Caracas

Companhias aéreas evitam espaço aéreo da Venezuela após alerta de Trump, e mapa de voos mostra “buraco” sobre o país Créditos: Reprodução

Imagens do site Flightradar24, que monitora voos em tempo real, mostraram nesta segunda-feira (1º.dez.2025) uma ausência significativa de aeronaves no espaço aéreo da Venezuela. O fenômeno, visível como um “buraco” no mapa, ocorre após companhias aéreas passarem a evitar a região diante do aumento das tensões diplomáticas entre Estados Unidos e Venezuela.

A mudança no tráfego aéreo foi motivada por uma declaração do presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), que no sábado (29.nov) recomendou que empresas tratem o espaço aéreo venezuelano como “fechado”. A sinalização foi interpretada como um alerta de segurança, levando companhias internacionais a alterar rotas para evitar possíveis riscos.

O governo da Venezuela reagiu de forma contundente. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores classificou a fala de Trump como uma “ameaça colonialista” e um ato “hostil, ilegal e arbitrário”. Para Caracas, a declaração representa tentativa de aplicar a jurisdição dos Estados Unidos de maneira extraterritorial, em violação ao direito internacional.

A crise se agravou dias antes, quando, na quarta-feira (26.nov), o governo venezuelano anunciou a revogação da licença de diversas companhias aéreas, incluindo Gol, Latam Colômbia, Iberia, TAP, Avianca e Turkish Airlines. Segundo o comunicado, as empresas teriam “se juntado às ações de terrorismo de Estado” promovidas pelos Estados Unidos ao cancelarem “unilateralmente” seus voos para o país.

Com a escalada das tensões, o tráfego aéreo internacional segue adotando rotas alternativas para evitar o espaço aéreo venezuelano, ampliando o isolamento do país e acentuando a instabilidade na relação entre Caracas e Washington.

Acesse nosso canal no WhatsApp