Brasileiro investirá US$ 9 milhões em nova fábrica de embalagens e pallets no Paraguai
Empreendimento da empresa Efisa deve iniciar operações no segundo semestre de 2026 e reforça presença de grupos brasileiros na Região Leste paraguaia
Por Gazeta do Paraná

O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) do Paraguai anunciou, nesta quarta-feira (17), que o empresário brasileiro Romano Diel, diretor-executivo da empresa Efisa, confirmou investimento de US$ 9 milhões na instalação de uma fábrica de embalagens e pallets no país. O local exato ainda não foi divulgado, mas o funcionamento está previsto para o segundo semestre de 2026.
Segundo o MIC, a decisão foi motivada pelas vantagens competitivas oferecidas pelo Paraguai. Em declarações à agência pública IP, Diel destacou a baixa carga tributária, a eletricidade mais barata da América do Sul, além de legislações favoráveis ao comércio internacional e ao custo de produção. O empresário também ressaltou a receptividade das autoridades paraguaias. “Sentimos que temos muito apoio. Por exemplo, aqui no MIC, fomos recebidos por dois vice-ministros”, afirmou.
A Efisa já está presente no Paraguai desde 2012, atuando no setor de plantações florestais e processamento de madeira. A nova unidade vai utilizar matérias-primas locais e itens importados, com a meta de aumentar gradualmente a participação de insumos nacionais, garantindo o selo de procedência paraguaio.
Tradicionalmente, os investimentos industriais de grupos brasileiros no país se concentram na Região Leste, próxima à fronteira com o Brasil, devido às facilidades logísticas para escoamento da produção. O novo empreendimento reforça esse movimento e deve ampliar a participação da indústria brasileira no mercado paraguaio.
Com informações do H2Foz
