Atuação da Câmara de Cascavel garante melhoria nos serviços prestados pela Copel
Após audiência pública, empresa atua em cinco frentes para responder reclamações, garantir qualidade no fornecimento e ampliar o atendimento aos consumidores
Por Da Redação

Após meses de mobilização e pressão popular, a Câmara de Cascavel obteve avanços significativos nas tratativas com a Copel, que reconheceu falhas operacionais e se comprometeu com uma série de medidas corretivas diante do grande volume de reclamações sobre aumento repentino nas contas de energia elétrica no município. A resposta oficial da concessionária foi apresentada em reunião realizada nesta terça-feira (24), na sede do Legislativo, com a presença de representantes da empresa e vereadores.
A mobilização foi conduzida pela Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, formada pelos vereadores Everton Guimarães (PMB), Contador Mazutti (PL) e Dr. Lauri (MDB), com apoio do presidente da Câmara, vereador Tiago Almeida (Republicanos). A demanda chegou aos parlamentares por meio de centenas de manifestações da população, reforçadas por registros no Procon e ampla cobertura da imprensa local. Como resposta inicial, os vereadores convocaram uma audiência pública no fim de março, reunindo representantes da Copel para cobrar providências.
Durante a reunião desta semana, a Copel confirmou que cerca de 25% das reclamações foram consideradas procedentes. De acordo com o superintendente Breno Castro, “a concessionária identificou erros na leitura dos medidores, causados por falhas operacionais cometidas por eletricistas na substituição dos equipamentos antigos, falha na digitação do número do medidor inteligente e falhas de inversão de medidor em agrupamento”.
Além de Breno Castro, participaram da reunião os superintendentes Sergio Milani e Marcos Bassetto; Carlos Galina, gerente de departamento de serviços Oeste; Marcus Vinicius Monteiro, gerente da base de serviços de Cascavel; Mauricio Mayer, agente de relacionamento com o Poder Público; Francisco de Ávila, técnico de sistemas; e os advogados Helio Richer e Thais Assakura.
A empresa informou que desde a audiência pública vem atuando em cinco frentes principais: análise das reclamações sobre aumento de consumo; ampliação dos canais de relacionamento com os consumidores, presencialmente e por WhatsApp; confiabilidade dos medidores, com a apresentação de 1.100 páginas técnicas e certificação nacional pela PUC/RS; avaliação da qualidade do fornecimento de energia nas estações trifásicas da área rural e discussão sobre a necessidade de uma nova subestação; além de ações em parceria com a Prefeitura para o manejo da vegetação que interfere nas redes de energia.
Atendendo ao pedido dos vereadores, a Copel concordou em prestar uma devolutiva direta à população em reunião pública a ser realizada na Câmara. O vereador Everton Guimarães afirmou: “É nossa obrigação falar em nome da comunidade. Estamos conseguindo respostas e esse retorno precisa ser dado diretamente aos cidadãos que confiaram em nós para representá-los”.
Entre as medidas práticas já adotadas pela empresa estão a nova capacitação dos eletricistas, o registro fotográfico dos medidores retirados, a leitura de código de barras por tablet e a verificação do local correto da instalação dos equipamentos. Como lembra o presidente da Câmara, Tiago Almeida, “a atuação da Câmara foi decisiva para garantir a transparência neste processo de mudança para os medidores inteligentes e também no cumprimento dos direitos dos consumidores”.
Créditos: Assessoria de Imprensa/CMC