novo centro de convenções

Alexandre Curi reafirma compromisso com instituições do ensino especial no Paraná

Presidente da Alep reafirma apoio às instituições do ensino especial no Paraná durante sessão solene da Assembleia e destaca ações contra a ADI 7.796, defesa da educação especializada e novos investimentos do Estado

Por Eliane Alexandrino

Alexandre Curi reafirma compromisso com instituições do ensino especial no Paraná Créditos: Assessoria

O deputado Alexandre Curi (PSD) reafirmou nesta segunda-feira (01) o apoio a instituições que atuam no ensino especial e na reabilitação de pessoas com deficiência durante sessão solene da Assembleia Legislativa em homenagem às entidades e colaboradores da Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Paraná (FEBIEX/PR).

Segundo o presidente da Assembleia, 2025 foi um ano de desafios para as organizações do ensino especializado. Ele citou como exemplo a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.796, proposta no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir o repasse de recursos para as entidades paranaenses. “Fomos ao STF, explicamos a situação ao ministro Dias Toffoli e a liminar não foi concedida”, explicou.

Curi também lembrou do recente decreto federal que alterava o atendimento de estudantes com deficiência, priorizando a inclusão no ensino regular. “Da mesma forma, nos mobilizamos contra o decreto federal, já revogado, felizmente”, afirmou. “Sempre dissemos, com toda clareza: a verdadeira inclusão não pode ser improvisada; ela precisa ser responsável, segura e respeitosa, ouvindo as famílias e quem está na ponta”.

O deputado também enalteceu a decisão do governador Carlos Massa Ratinho Junior de repassar recursos do orçamento do Estado para obras de reforma, melhorias, ampliação e construção em instituições que atendem pessoas com deficiência. “Um marco histórico, que permitirá modernizar nossas escolas especializadas”, afirmou, lembrando que esta é uma luta conjunta com o deputado Pedro Paulo Bazana (PSD).

Recursos - Outra questão citada por Curi foi o repasse de recursos orçamentários para organizações do terceiro setor, após a mobilização da Assembleia Legislativa. “Trabalhamos para ampliar o apoio às organizações filantrópicas que atuam com pessoas com deficiência. Destinamos recursos públicos, firmamos parcerias e fortalecemos programas que garantem acolhimento, cuidado e reabilitação”, observou o deputado.

Hoje, o Paraná mantém parceria com entidades filantrópicas que atendem aproximadamente 48 mil estudantes com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências com alta necessidade de suporte, sendo 24 mil com até 17 anos. O investimento nessa parceria soma R$ 480 milhões anuais, valor que garante a manutenção das instituições e a equiparação salarial dos profissionais que atuam nelas.

VEJA TAMBÉM NO YOUTUBE DA GAZETA DO PARANÁ: 

Um bate-papo rico em leitura e conhecimento como escritor Acir Dias 

 

Foto: Assessoria

Acesse nosso canal no WhatsApp