13ª Virada Cultural de Toledo agita cidade neste fim de semana
O evento segue até domingo (08), reúne diversas expressões artísticas nos espaços culturais da cidade. A programação conta com atrações regionais, nacionais e internacionais. Confira:
Desde o fim da última semana, Toledo já vivia o clima da 13ª Virada Cultural e o sinal mais forte desta mudança de ares se percebeu no Parque Ecológico Diva Paim Bath, onde equipes atuaram na montagem dos dois palcos que receberão 19 apresentações musicais do evento, que iniciou nesta sexta-feira (6) e segue até domingo (8). Atividades de diversas expressões artísticas serão realizadas ainda no Teatro Municipal, no Centro Cultural Oscar Silva (Biblioteca Pública Municipal) e na Praça da Cultura Dr. Wilson Carlos Kuhn – confira a programação completa no fim do texto.
Além de contar com atrações nacionais e internacionais, a 13ª Virada Cultural de Toledo colocará em evidência dezenas de talentos locais que foram selecionados por meio do Edital de Chamamento Público nº 022/2024. Das 23 inscrições recebidas, 20 propostas foram habilitadas. Entre elas, estão 20 apresentações musicais no Parque Diva Paim Barth; 4 do segmento de dança, que se apresentarão no Teatro Municipal; e 1 de teatro infantil, programada para a Praça da Cultura. Cada artista ou grupo receberá cachês entre R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00, conforme estipulado no edital.
As apresentações musicais serão realizadas em dois palcos instalados no Parque Diva Paim Barth: Lado A e Lado B, nomes escolhidos em alusão a antigas mídias de música, como discos de vinil e fitas cassetes. Entre os destaques estão artistas consagrados no cenário nacional: na sexta-feira (6), a banda Vanguart abriu a programação; no sábado (7), o grupo Jovem Dionísio e o cantor Marcelo Falcão comandam os shows; e no domingo (8), o grupo Herança encerra o evento.
O rapper congolês Wugala Flama, que se apresentará entre os dois shows principais da noite de sábado, será a atração internacional do evento. Ele vem por intermédio de projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo, gerenciados pelo Ministério da Cultura.
A secretária da Cultura, Priscila Kassandra Turetta, ressalta a importância da Virada Cultural para o fortalecimento da produção artística local e para a valorização da cultura regional. “A Virada Cultural não só promove a criatividade e a produção artística de Toledo, como também proporciona uma oportunidade única para que nossos talentos dividam o palco com grandes nomes da música nacional. Isso contribui para consolidar Toledo como um importante polo cultural no Brasil, atraindo visitantes e impulsionando o turismo cultural na cidade”, analisa.
Dança, teatro e “Viradinha Cultural” – A programação da 13ª Virada Cultural de Toledo contemplará ainda atrações de dança e teatro. As apresentações de dança serão concentradas na noite de sábado (7) ao passo que o espetáculo de teatro “Chapeuzinho Vermelho” (DançArte Teatro) está marcado para a tarde de domingo (8).
Esta peça, aliás, faz parte da programação da “Viradinha Cultural”, versão da Virada Cultural destinada ao público infanto-juvenil, que teve início às 20h de sexta-feira (6), com a “Noite na Biblioteca”, conjunto de atividades que serão realizadas, até às 7h30 deste sábado, na Biblioteca Pública Municipal, nas dependências do Centro Cultural Oscar Silva. O encerramento, logo após a peça, será com show da banda formada por professores da Casa da Cultura, estrelas do projeto “Música nas Escolas”.
Atrações nacionais e internacionais
-Vanguart – Banda de indie rock formada em 2002, foi inicialmente um projeto solo de Helio Flanders. Com influências de rock alternativo e blues, a banda alcançou sucesso nacional com o álbum de estreia em 2007. Ao longo dos anos, lançaram diversos álbuns, como Boa Parte de Mim Vai Embora (2011) e Muito Mais Que o Amor (2013). Em 2019, lançaram o álbum Sings Bob Dylan, com releituras de clássicos de Bob Dylan. A banda também teve destaque em festivais como Lollapalooza e possui músicas em português, inglês e espanhol.
-Jovem Dionísio – A banda curitibana Jovem Dionísio, conhecida pela mistura de indie pop e rock, ganhou destaque em 2020 com a música "Pontos de Exclamação" e desde então tem fortalecido sua base de fãs. Com o lançamento de "Acorda, Pedrinho" em 2022, o grupo consolidou seu sucesso no Brasil, sendo reconhecido por seu som autêntico e letras cativantes que ressoam com o público jovem adulto. Este ano, a música “Tô bem” novamente trouxe a banda para o centro das atenções no cenário musical nacional.
-Wugala Flama – Artista congolês, mistura ritmos africanos como Rumba Congolesa, Tokoos Music e Afrobeat com influências de MPB, jazz-reggae e rap francês. Suas letras, predominantemente em lingala e francês, abordam temas que refletem a respeito de sua trajetória como imigrante no Brasil. Com sua banda, ele oferece uma experiência musical única, combinando sons eletrônicos e orgânicos. Além de sua carreira musical, Flama se dedica a projetos sociais, promovendo educação e cultura por meio da música.
-Marcelo Falcão – Cantor e compositor conhecido como vocalista do O Rappa, Marcelo Falcão iniciou sua carreira musical ao integrar este grupo em 1992, destacando-se por suas letras intensas e performances energéticas. É também criador do projeto Loucomotivos e lançou um álbum solo, Viver (Mais Leve que o Ar), em 2018. Ele também se envolveu com causas sociais, utilizando a música para refletir sobre temas como identidade e resistência.
-Herança – Com mais de 30 anos de carreira, conhecido por seu estilo único que mistura ritmos e tradições, o grupo é formado por Jaime Schulz Jr. (vocal), Sidnei Schulz (acordeon e vocal), Fábio Schulz (bateria), Roberto de Sá (contrabaixo), Dilton Rodrigues (guitarra) e Fernando Ghizoni (acordeon). Além de grandes sucessos nas rádios, eles têm conquistado, em três décadas de estrada, grandes multidões em shows, especialmente em feiras agropecuárias, mantendo sua originalidade e popularidade por todo o Brasil.
Programação completa
7/12 – SÁBADO
Local: Parque Ecológico Diva Paim Barth
PALCO LADO A
16h15 – Marola
17h45 – Bombatrack
19h15 – Banda Madallena
20h45 – Jovem Dionísio
23h – Marcelo Falcão
PALCO LADO B
17h – Lulu
18h30 – The Scream
20h - Same Old Boy
22h15 – Wugala Flama
Local: Teatro Municipal de Toledo
18h – Moviment
18h20 – 5ª Essência Fetter Company
18h40 – DançArte
19h – Dumtakatá
8/12 – DOMINGO
Local: Parque Ecológico Diva Paim Barth
PALCO LADO A
16h – Mooz
17h30 – Stone Dogs
19h – Grupo Herança
PALCO LADO B
16h45 – Clarete
18h15 – Douglas Brito e banda Raul Rock Cover
Local: Praça da Cultura Dr. Wilson Carlos Kuhn
16h30 – Espetáculo “Chapezinho Vermelho” (DançArte Teatro)
17h30 – Apresentação dos músicos do projeto “Música nas Escolas”
* Programação sujeita a alterações
Créditos: Divulgação
Créditos: Secom Toledo