Vieira terá novo encontro com secretário de Estado dos EUA no Canadá
Reunião ocorrerá às margens da cúpula do G7; negociações seguem após tarifas impostas por Trump a produtos brasileiros
Créditos: Divulgação
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou que voltará a se reunir na próxima semana com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, durante encontro ministerial do G7 no Canadá. Segundo o chanceler, as equipes técnicas dos dois países seguem negociando e novas conversas presenciais devem ocorrer em breve.
O governo brasileiro espera uma rodada ampliada de negociações envolvendo também o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o vice-presidente Geraldo Alckmin. A expectativa é que o encontro ocorra até a próxima semana, embora não haja data definida.
As conversas avançaram após a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano, Donald Trump, no mês passado, na Malásia. Os dois governos acertaram novas tratativas depois que Trump impôs tarifas de 50% a uma série de importações brasileiras.
Lula disse, em entrevista recente, que espera o envio de negociadores a Washington ainda neste mês e, caso não haja avanço até o fim da COP30, telefonará diretamente para Trump.
Questionado sobre eventuais tratativas envolvendo a Venezuela, Mauro Vieira afirmou que, por ora, o foco é estritamente comercial. O ministro também confirmou que Lula participará, nos dias 9 e 10, da Cúpula da Celac com a União Europeia, onde o tema venezuelano deve ser discutido em meio ao recente aumento de tensões no Caribe.
