RESULT

Veneno da Cobra: A nobre atitude do triatleta Francisco Viana

No último fim de semana, o triatleta de Londrina permitiu a passagem de Gustavo Wiebbeling, que foi o vencedor da prova de Triathlon

Por Luciano Neves

Veneno da Cobra: A nobre atitude do triatleta Francisco Viana Créditos: Arquivo pessoal

No último fim de semana, Cascavel foi sede da prova Veneno da Cobra de Triathlon Sprint. A competição ocorreu no Lago Municipal de Cascavel e foi marcada por uma nobre atitude. Na prova, o triatleta cascavelense Gustavo Wiebbeling, de apenas 22 anos, defendia o título, já que havia sido campeão na edição de 2025. Porém, cometeu um pequeno deslize ao longo do percurso e iria perder a prova para o experiente Francisco Viana de Londrina.

No Triathlon Sprint, os competidores enfrentaram 750 metros de natação no lado, dez voltas de ciclismo, com cerca de dois quilômetros por volta, e mais dez quilômetros de corrida. Gustavo cometeu um erro e deu uma volta a mais que Viana no ciclismo. A situação permitiu que o experiente triatleta liderasse a parte final do percurso. Tanto Viana quanto Gustavo perceberam o erro. No entanto, nos metros finais da corrida, Viana simplesmente parou antes da linha de chegada e permitiu a passagem de Gustavo Wiebbeling, que foi o vencedor do Veneno da Cobra. A parada de Viana e a chegada dos dois atletas foi registrada nas redes sociais e ganhou o Brasil como um exemplo de fair play e desportividade de Francisco Viana.

LEIA TAMBÉM:

>Adriano Antunes visa a presença no Mundial de Jiu-Jitsu no fim do ano

O triatleta explicou que não seria justo se ele cruzasse a linha de chegada em primeiro lugar. “No Triathlon é algo até comum o atleta errar a contagem das voltas. Já aconteceu comigo, na segunda prova que fiz na trajetória. Eu sabia que o Gustavo era o atleta da casa, um dos heróis de Cascavel, era o favorito nessa prova que é a especialidade dele e que não seria legal perder a corrida por um erro bobo”, disse.

A atitude de Viana foi reconhecida por Gustavo Wiebbing, que vê o adversário como um ídolo. E essa idolatria aumentou ainda mais depois do ocorrido no último fim de semana. “Eu vejo que foi uma atitude muito linda dele e é algo que vou levar por toda a trajetória no esporte. Só para se ter uma ideia, eu tenho 22 anos de idade e o Viana tem 19 anos de Triathlon. Ele é campeão mundial de Duathlon e deu uma lição de humildade”, disse.

O organizador do evento, Luciano Carvalho, também enalteceu o gesto de Viana nas redes sociais. “Em meio à disputa, o gesto entre Viana e Gustavo correu o Brasil, tomou as redes e reacendeu algo que nunca deveria ser esquecido: o esporte é competição, mas também é respeito, empatia e humanidade. Aqui não celebramos só tempos e pódios. Celebramos valores. Celebramos caráter. Celebramos histórias que inspiram”.

O Veneno da Cobra de Triathlon Sprint reuniu mais de cem competidores em Cascavel. Depois da prova do último domingo, Gustavo Wiebbeling teve uma semana de treinamentos intensos até porque ele já tem outro compromisso. A partir desta sexta-feira (20) até domingo (22) ele participa da etapa de abertura do Campeonato Paranaense de Triathlon, em Caiobá.

Créditos: LUCIANO NEVES Acesse nosso canal no WhatsApp