corbelia fevereiro 2026

Recopa Sul-Americana: Rubro-Negro em mais uma final internacional

Flamengo faz o jogo de ida da decisão da Recopa contra o Lanús, nesta quinta-feira

Por Luciano Neves

Recopa Sul-Americana: Rubro-Negro em mais uma final internacional Créditos: Gilvan de Souza

O Flamengo fechou o ano de 2025 em êxtase com as conquistas da Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro. Faltou o título da Copa Intercontinental de Clubes, mas a derrota para o Paris Saint-Germain não reduziu o peso das conquistas na temporada passada. Pelo contrário. Realçou a força do Rubro-Negro, acostumado a jogos grandes.

Mas em 2026, o time comandado por Filipe Luís vivenciou uma turbulência, que impediu o clube de levantar a primeira taça. Na decisão da Supercopa do Brasil, o Flamengo foi superado pelo Corinthians. Agora, tem uma nova chance de conquistar mais um título. Isso porque, o time brasileiro, que é o atual campeão da Libertadores da América, irá enfrentar o Lanús da Argentina na decisão da Recopa Sul-Americana. A competição coloca frente a frente os dois campeões continentais da temporada passada. O time argentino foi o campeão da Copa Sul-Americana em 2025.

A Recopa é disputada em duelos de ida e volta. O primeiro confronto entre Lanús e Flamengo será nesta quinta-feira (19), às 21h30, no Estádio Ciudad de Lanús. A partida de volta será na próxima quinta (26), no Maracanã.

LEIA TAMBÉM:

>Veneno da Cobra: A nobre atitude do triatleta Francisco Viana

O Flamengo chega à decisão da Recopa Sul-Americana em busca da sua melhor forma na temporada 2026. Após um início oscilante, o Rubro-Negro engatou uma sequência animadora de três vitórias nos últimos quatro jogos. A última delas foi no fim de semana, quando derrotou o Botafogo por 2 a 1 nas quartas do Campeonato Carioca e avançou para as semifinais do Estadual. No entanto, o desempenho traz uma curiosidade estatística que liga o sinal de alerta para a comissão técnica: a equipe marcou e sofreu gols em todas essas partidas.

Nesse recorte recente, o setor ofensivo mostrou um poder de fogo impressionante, anotando 12 gols — uma média expressiva de 3 por jogo. A série começou no empate por 1 a 1 contra o Internacional, passou pelos triunfos sobre Vitória (2 a 1) e a goleada histórica sobre o Sampaio Corrêa (7 a 1), culminando na classificação para as semifinais do Carioca ao bater o Botafogo por 2 a 1. Por outro lado, o equilíbrio defensivo ainda é um desafio, com a meta sendo vazada exatamente uma vez em cada um desses duelos. Agora, o atual campeão da Libertadores terá de provar sua consistência em solo internacional.

O confronto entre o campeão da Libertadores e o vencedor da Copa Sul-Americana coloca frente a frente dois estilos distintos, e o Rubro-Negro aposta no seu ataque avassalador para trazer uma vantagem confortável para o Rio de Janeiro.

Brasil x Argentina na Recopa

Flamengo e Lanús começam a decidir a Recopa Sul-Americana para reviver a tradição dos duelos entre Brasil x Argentina. Até o momento, os dois países disputaram o troféu da competição em nove oportunidades, com um retrospecto equilibrado. O Brasil leva uma pequena vantagem com cinco conquistas, contra quatro dos argentinos. No entanto, os hermanos ganharam as últimas três decisões da Recopa contra rivais brasileiros - em 2019, o River Plate bateu o Athletico-PR; em 2022, o Defensa y Justicia superou o Palmeiras; em 2025, o Racing derrotou o Botafogo. O Flamengo nunca enfrentou um argentino na Recopa Sul-Americana. Já o Lanús teve pela frente o Atlético-MG em 2014 e perdeu a decisão. Curiosamente, o Flamengo disputou duas vezes a Recopa Sul-Americana contra o mesmo adversário, o Independiente del Valle. Em 2020, os cariocas venceram com um placar agregado por 5 a 2, mas em 2023 caíram diante dos equatorianos nos pênaltis.

Créditos: Gazeta Esportiva Acesse nosso canal no WhatsApp