RESULT

Trump diz que María Corina não tem apoio para governar a Venezuela

Presidente dos EUA questiona liderança da principal opositora do chavismo e afirma que Washington vai administrar o país durante o período de transição

Trump diz que María Corina não tem apoio para governar a Venezuela Créditos: Reprodução Internet

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que María Corina Machado, uma das principais líderes da oposição venezuelana, não reúne apoio político suficiente dentro do país para assumir o comando da Venezuela após a captura de Nicolás Maduro em uma operação militar conduzida pelos EUA.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de Corina liderar um eventual governo de transição, Trump declarou que considera improvável que ela consiga se consolidar como líder nacional. Segundo o presidente norte-americano, apesar de ser uma figura conhecida internacionalmente, a opositora não teria respaldo amplo da população venezuelana para governar.

As declarações foram dadas poucas horas depois da ofensiva militar dos Estados Unidos em território venezuelano, que resultou na prisão de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. De acordo com a Casa Branca, ambos foram levados para Nova York, onde devem responder a processos na Justiça americana.

Antes da coletiva, Trump publicou em sua rede social, a Truth Social, uma imagem que mostra Maduro algemado, supostamente a bordo de um navio militar. Na foto, o ex-presidente venezuelano aparece segurando uma garrafa de água, com proteção nos ouvidos e os olhos cobertos.

Após a ação militar, María Corina Machado se manifestou nas redes sociais afirmando que “chegou a hora da liberdade” e defendeu que o país entre em um processo de reorganização institucional. A opositora, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2025, declarou ainda que Maduro passa a responder à Justiça internacional por crimes cometidos contra o povo venezuelano e cidadãos de outros países.

Durante o pronunciamento, Trump também confirmou que representantes dos Estados Unidos permanecerão na Venezuela para garantir a transição política após a queda do regime chavista. Segundo ele, o governo norte-americano assumirá temporariamente a administração do país até que um novo governo seja definido.

“Nós estamos na Venezuela e ficaremos até que uma transição adequada aconteça. Vamos administrar o país até que esse processo seja concluído”, afirmou Trump, em coletiva realizada em Mar-a-Lago. O presidente também citou o setor petrolífero venezuelano como um dos pontos centrais da presença americana, alegando que o potencial do recurso foi explorado de forma inadequada por governos anteriores.

Acesse nosso canal no WhatsApp