Macron celebra queda do regime de Maduro após colapso do governo chavista
Presidente da França afirma que venezuelanos estão “libertados” e defende transição democrática no país
Créditos: Fabio Charles Pozzebom/Agência Brasil
O presidente da França, Emmanuel Macron, comemorou publicamente neste sábado (3) a queda do regime de Nicolás Maduro na Venezuela, após o colapso do governo chavista em Caracas. A manifestação foi feita por meio das redes sociais do mandatário francês, em uma mensagem publicada em espanhol.
Na declaração, Macron afirmou que “o povo venezuelano está hoje libertado da ditadura de Nicolás Maduro” e destacou que o momento deve ser celebrado. Segundo ele, a França apoiará o processo de reconstrução política do país. “Os venezuelanos podem contar com o apoio da França para fazer ouvir sua voz em favor de uma transição pacífica, democrática e plenamente respeitosa de sua vontade soberana”, escreveu.
A manifestação ocorre em meio ao início do processo de transição política na Venezuela, após a saída de Maduro do poder, encerrando um ciclo de quase 27 anos de governos alinhados ao chavismo.
O colapso do regime ocorreu após uma ofensiva militar dos Estados Unidos que resultou na captura do então presidente venezuelano. Maduro deverá responder à Justiça norte-americana por quatro acusações principais, entre elas conspiração para narcoterrorismo, importação de cocaína para os Estados Unidos, uso de armas de guerra associadas ao tráfico de drogas e participação em organização criminosa armada.
