RESULT

TRE-PR e Alep firmam acordo para fortalecer cidadania e educação política no Paraná

Parceria entre a Justiça Eleitoral e o Legislativo estadual prevê ações conjuntas de formação cidadã, educação política e valorização da democracia

Por Eliane Alexandrino

TRE-PR e Alep firmam acordo para fortalecer cidadania e educação política no Paraná Créditos: Assessoria

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) assinaram, nesta terça-feira (20), o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 20/2025. O objetivo é desenvolver ações conjuntas voltadas à promoção da cidadania, da educação política e eleitoral, à valorização das instituições democráticas e à formação técnica e cidadã de servidores, estudantes e da sociedade paranaense.

A parceria prevê a integração entre as atividades da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) e da Escola do Legislativo, ampliando o alcance de projetos educativos e institucionais. Entre as ações previstas estão a realização de Assembleias Itinerantes, a oferta de cursos e formações, o apoio à criação de Escolas do Legislativo municipais, a divulgação de iniciativas institucionais e a inclusão da EJE-PR nas atividades promovidas pela Alep.

Durante a assinatura do acordo, o presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson, destacou a importância da parceria já existente entre as instituições e citou o projeto Parlamento Jovem como exemplo de iniciativa bem-sucedida. Segundo ele, aproximar os jovens da experiência democrática é fundamental para fortalecer a participação cidadã e a compreensão do papel das instituições.“Foi importante a participação do TRE junto às assembleias itinerantes, porque houve um aumento significativo no número de eleitores no estado do Paraná. Nós temos o projeto Parlamento Jovem, que ensina os jovens sobre o que é política, como funciona o processo eleitoral e o registro de candidaturas. Eles participam de uma eleição interna nas escolas e se tornam parlamentares mirins. Tudo isso faz parte deste convênio que firmamos hoje, para que, junto à Assembleia Legislativa, possamos aprimorar ainda mais esses projetos”, afirmou Bengtsson.

Juliane Suellem recebe alta hospitalar após três meses internada em Londrina

O presidente da Alep, Alexandre Curi, ressaltou que a cooperação entre instituições, preservando a independência de cada uma, é essencial para gerar benefícios diretos à sociedade e ampliar o alcance das políticas de educação cívica.“São ações conjuntas que visam ao fortalecimento da democracia, à educação cívica e ao incentivo ao voto. O Paraná é o quinto estado com o maior número de eleitores, resultado de uma campanha da Assembleia Legislativa em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, que incentiva jovens menores de 18 anos a tirarem o título e participarem do processo eleitoral. Só existe democracia com participação popular, com direito ao voto, à liberdade de expressão e à manifestação”, destacou.

Mais de 8 milhões de eleitores no Paraná poderá ir às urnas neste ano

Nas Eleições Gerais de 2026, cerca de 8,4 milhões de paranaenses estarão aptos a votar para os cargos de Presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Caso necessário, o segundo turno para Presidente da República e governadores ocorrerá no dia 25 de outubro.

O TRE-PR esclarece que a Justiça Eleitoral não realiza cadastramento biométrico de pessoas estrangeiras, já que o direito ao voto no Brasil é restrito a cidadãos brasileiros natos ou naturalizados e a portugueses com direitos políticos reconhecidos, conforme prevê a Constituição Federal. Também não é permitido o alistamento eleitoral de menores de 15 anos. O tribunal alerta que informações equivocadas têm provocado deslocamentos desnecessários aos cartórios eleitorais.

Em 2026, estarão em disputa 513 cadeiras na Câmara dos Deputados, sendo 30 destinadas ao Paraná, além das 54 cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado. No Senado, 54 das 81 vagas serão renovadas, com a escolha de dois senadores por estado. Já os cargos do Executivo: Presidente da República, governadores e seus respectivos vices, serão ocupados por apenas uma chapa eleita em cada esfera.
As eleições gerais combinam dois sistemas de votação: o proporcional, utilizado para a escolha de deputados federais e estaduais, e o majoritário, aplicado às disputas para Presidente da República, governadores e senadores. 

No sistema majoritário, caso nenhuma chapa alcance a maioria absoluta dos votos válidos para os cargos do Executivo, é realizada uma segunda rodada de votação.
Com o acordo firmado entre TRE-PR e Alep, a expectativa é ampliar o acesso da população à informação qualificada sobre o processo eleitoral e o funcionamento das instituições, contribuindo para o fortalecimento da democracia no Paraná.

Municípios com maior número de eleitores:
O Paraná possui 12 municípios com mais de 100 mil eleitores, sendo sete com mais de 200 mil, o que permite a realização de segundo turno nas eleições municipais. Confira:
Curitiba – 1.388.283
Londrina – 389.587
Maringá – 294.126
Ponta Grossa – 255.199
Cascavel – 236.769
São José dos Pinhais – 220.144
Foz do Iguaçu – 204.871
Colombo – 159.266
Guarapuava – 132.864
Araucária – 109.498
Paranaguá – 107.573
Toledo – 105.885

Foto: Divulgação

VEJA TAMBÉM NA GAZETA DO PARANÁ:

👉 DILVO GROLLI CONTA AS NOVIDADES DA 38ª SHOW RURAL COOPAVEL 

Acesse nosso canal no WhatsApp