Toledo: Grupo de Idosos aprende sobre o escorpião em brincadeira com ACE’s

Aproximadamente 70 idosos brincaram de “verdadeiro ou falso” com os ACE’s, sobre particularidades deste aracnídeo

Por Gazeta do Paraná

Toledo: Grupo de Idosos aprende sobre o escorpião em brincadeira com ACE’s Créditos: Divulgação

Os idosos do grupo São José Operário, que se reúnem no Centro de Eventos Desirée Refosco, na Grande Pioneiro, tiveram uma tarde diferente na última quarta-feira (23). Eles participaram de uma atividade educativa junto à equipe de agentes de combate às endemias (ACE’s), da Secretaria da Saúde de Toledo, sobre a conscientização quanto aos perigos do escorpião. Aproximadamente 70 idosos brincaram de “verdadeiro ou falso” com os ACE’s, sobre particularidades deste aracnídeo. Inclusive este foi um dos aprendizados sobre o animal, comumente referido como um inseto.

Durante a brincadeira, foram desmistificados vários conceitos com os idosos. Foi esclarecido que o veneno comum, utilizado para baratas e outros insetos, não funciona com escorpião; ou ainda, que eles podem, sim, se criar em locais úmidos como ralos ou esgoto. Outra curiosidade é que galinhas não são efetivas no combate ao escorpião, já que possuem hábitos diferentes: a galinha é diurna e o escorpião noturno.

A atividade foi toda elaborada pela própria equipe de agentes de combate às endemias de Toledo, e no dia, conduzida por Stefani Sabrina De Campos, que também é ACE. “Poderíamos ter feito uma palestra, o que normalmente é feito, mas a gente percebe que isso não está mais surtindo efeito. Eles estão cansados de tanta falação, então a gente pensou em fazer algo diferente para eles realmente prestarem atenção”, destacou Stefani.

Ela explicou que a equipe toda se uniu, ajudando a produzir os materiais, para colocar a atividade em prática. “Eles foram maravilhosos. A gente ficou com um pouco de medo por tirar eles das atividades normais, mas eles foram muito receptivos e participaram ativamente. Eles ganharam brindes, que a gente se reuniu para conseguir doações e dar mais emoção para a atividade”, completou Stefani.

Ivanil Azarias Ribeiro é uma das participantes do grupo São José Operário e participou da brincadeira. “Para nós, do grupo, é muito importante essa participação, porque está explicando melhor sobre o escorpião. A gente ficou sabendo que ele pode vir através do esgoto, né, e de onde tem barata. Então, tem muitas coisas que a gente não sabia, por isso é importante porque a gente pode estar se protegendo”, ressaltou Ivanil.

Capacitação - Stefani explicou que a atividade é fruto de um treinamento chamado Mais Saúde Com Agente, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), para aprimoramento das técnicas de vigilância em saúde. “Nesse curso, tivemos um módulo que propõe a promoção de uma ação educativa”, concluiu.

Acesse nosso canal no WhatsApp