Toledo bate recorde em “Dia D” de Campanha de Vacinação Contra a Influenza

No último sábado (10), todas as unidades de saúde do município aplicaram 5.239 doses, sendo que 4.409 foram do imunizante que previne quadros graves da gripe

Por Eliane Alexandrino

Toledo bate recorde em “Dia D” de Campanha de Vacinação Contra a Influenza Créditos: Assessoria

Toledo registrou um novo recorde de imunizações durante o “Dia D” da 27ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, realizado no último sábado (10). A mobilização foi uma oportunidade para as pessoas tomarem o imunizante fora do horário comercial e, além disso, poderem atualizar sua carteirinha de vacinação. 

Com todas as unidades de saúde abertas, foram aplicadas 5.239 vacinas ao longo do dia. Do total de aplicações, 4.409 doses (o equivalente a 84,15%) foram da vacina trivalente contra a Influenza, que protege contra os principais tipos do vírus da gripe e previne complicações respiratórias graves. 

Além do imunizante contra a Influenza, os toledanos também aproveitaram o “Dia D” para colocar em dia outras vacinas previstas no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os destaques estão a vacina dupla adulto (contra difteria e tétano), com 300 doses aplicadas (5,73% do total), a vacina contra hepatite B (146 doses/2,79%), a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), com 58 aplicações (1,11%), e a vacina contra a febre amarela (56 doses/1,07%).

A partir deste ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza passa a ser permanente, com possibilidade de aplicação de doses contra a gripe em todas as épocas do ano. “Todo mundo, a partir dos 6 meses, pode tomar a sua dose. É só ir à unidade de saúde mais próxima, durante o horário de funcionamento desta, e levar documentos pessoais e carteirinha de vacinação. Estamos numa época que com muitos agravos em doenças respiratórias e é importante todos estarem protegidos contra essa família de vírus que causa aquilo que popularmente chamamos de gripe”, salienta a secretária de Saúde, Adriane Monteiro Santana, que aproveitou o ‘Dia D’ para tomar a vacina contra o Influenza.

Texto e foto: Assessoria