RESULT

TJ do Amapá suspende efetivação de juiz investigado por conduta inadequada

Hauny Rodrigues Diniz continuará no cargo, mas dependerá do desfecho de processos disciplinares para ser efetivado na magistratura

Por Gazeta do Paraná

TJ do Amapá suspende efetivação de juiz investigado por conduta inadequada Créditos: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) decidiu, nesta quarta-feira (23), suspender a efetivação no cargo do juiz Hauny Rodrigues Diniz, que está sendo investigado por suposto mau comportamento funcional. A decisão ocorreu ao fim do estágio probatório de dois anos, encerrado em 3 de julho de 2025.

A conduta do magistrado foi analisada após uma sindicância conduzida por uma comissão formada por três juízes, que recomendou o arquivamento do caso por não encontrar infrações aos deveres funcionais. O parecer foi lido em plenário pelo corregedor-geral do TJAP, desembargador João Lages, que defendeu a efetivação de Diniz, ressaltando que o processo disciplinar ainda está em andamento e que o juiz deverá apresentar defesa prévia.

Contudo, o presidente do TJAP, desembargador Jayme Henrique Ferreira, divergiu da posição do corregedor, citando a Constituição Federal e a Lei Orgânica da Magistratura. Para ele, a existência de um procedimento disciplinar já justifica a suspensão da efetivação. "A estabilidade exige manifestação positiva do tribunal quanto à conveniência e oportunidade de permanência na carreira", afirmou. O entendimento foi acompanhado pelos demais desembargadores, resultando na suspensão do processo de vitaliciamento.

Hauny Diniz responde a dois processos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foi transferido para a comarca de Oiapoque após um episódio tumultuado em uma audiência no Tribunal do Júri de Macapá. Segundo relatos, o juiz teria destratado o promotor Benjamin Lax e cerceado o trabalho do advogado de defesa, Renato Nery.

Apesar das denúncias, a produtividade do juiz foi considerada satisfatória, com alto número de julgamentos e audiências. Outros cinco magistrados foram efetivados na sessão desta quarta-feira. Diniz, por sua vez, continuará atuando, mas sua confirmação definitiva na carreira dependerá do desfecho dos processos em curso.

Com informações do Portal SelesNafes

Acesse nosso canal no WhatsApp