Terceiro Inter-Fla define vaga nas quartas de final da Libertadores da América
Internacional e Flamengo fazem nesta quarta-feira o terceiro duelo seguido. Hoje, o jogo é pelas oitavas da Libertadores
Por Luciano Neves
Créditos: Ricardo Duarte
Quarta-feira passada, dia 13 de agosto. Flamengo e Internacional se enfrentaram pela partida de ida das oitavas da Libertadores da América. Na ocasião, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0. Domingo, dia 17 de agosto. Internacional e Flamengo se enfrentaram pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio. O time carioca venceu o Colorado por 3 a 1. Quarta-feira, dia 20 de agosto. Hoje tem mais um jogo entre Internacional e Flamengo, o terceiro num intervalo de uma semana. Mas o confronto desta quarta-feira, às 21h30, no Beira-Rio é exponencialmente maior que os dois anteriores. Hoje será decidido qual dos dois irá avançar para as quartas de final da Libertadores da América. A vantagem é do Flamengo, que joga pelo empate por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0 no Maracanã. Para conseguir a vaga direta para as quartas, o Internacional terá que fazer o que apenas o Bayern de Munique fez na atual temporada: derrotar o Flamengo por dois gols de diferença. No entanto, se conseguir uma vitória simples provoca uma decisão por pênaltis. É nisso que o Inter se apega para seguir vivo na Libertadores: reverter a vantagem do Flamengo, que é pequena para um confronto de ida e volta.
O segundo confronto entre eles, no último domingo, ocorreu num contexto completamente diferente. O Inter priorizou o terceiro jogo contra o Rubro-Negro, por isso, Roger Machado escalou um time reserva, que foi superado por 3 a 1. O Flamengo, com a vitória, se distanciou na liderança do Campeonato Brasileiro. Foi aos 43 pontos, quatro a mais que o vice-líder Palmeiras. Para o treinador do Flamengo, Filipe Luís, o duelo de domingo tem relação para o confronto desta quarta, no Beira-Rio. “O que eu percebo do jogo é que o modelo do Roger está bem enraizado. Independente de quem joga. Queríamos vir aqui e ganhar, e vamos tentar repetir na quarta-feira. Será o jogo mais importante do ano até agora. E vamos trabalhar, porque não é fácil ganhar aqui dentro”, projetou Filipe Luís.
Já Roger Machado, treinador do Internacional, tirou o peso da derrota de domingo para o mesmo adversário. “O resultado de derrota em casa sempre acaba deixando os jogadores mais decepcionados. Porém, a gente entende que com o jogo na quarta-feira, por outra competição... Já tendo vivido cenários semelhantes, como na véspera do jogo contra o Nacional, isso nos deu iniciativas diferentes para o jogo decisivo da Libertadores”, explicou o treinador.
Para se classificar, o Internacional terá que fazer o que nunca fez: vencer o Flamengo num jogo de Libertadores da América. Os dois brasileiros farão o sexto duelo entre eles. O retrospecto na competição continental é amplamente favorável ao Flamengo. São três vitórias do Rubro-Negro e dois empates. Em 1993, os dois times fizeram dois jogos na fase de grupos, com um empate sem gols no Beira-Rio e uma vitória do Flamengo por 3 a 1, no Maracanã.
Em 2019, na fase de quartas de final, mais dois jogos. O Flamengo venceu o jogo de ida por 2 a 0, no Maracanã. Depois, empate em1 a 1, no Beira-Rio. O Flamengo eliminou o Inter e avançou para conquistar o bicampeonato da América. O quinto jogo pela Liberta entre eles foi na semana passada.
Créditos: Luciano Neves
