Tecpar consolida plataforma de monitoramento de qualidade da água dos mananciais
O objetivo é avaliar a qualidade da água antes da captação a ser submetida ao tratamento para consumo humano.
Por Gazeta do Paraná
Em 2024, o desenvolvimento de uma plataforma de tratamento e análise de dados consolidou o Paraná como referência nacional em monitoramento de águas superficiais para abastecimento. Única no país, a ferramenta chamada Sistema de Monitoramento da Qualidade da Água In Natura (Sisma) é resultado de uma parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que trabalham juntas em uma série de ações para preservar os mananciais.
A parceria iniciou em 2021, quando a Sanepar, com o objetivo de implementar o Plano de Segurança da Água no Paraná, propôs ao Tecpar o desenvolvimento de ferramentas para auxiliar na identificação de possíveis riscos e/ou deficiências no sistema de abastecimento de água superficial.
Para atender a demanda, o Centro de Informações Tecnológicas do Tecpar desenvolveu o Sisma com o uso do software Tableau Desktop, que permite a visualização dos dados das análises laboratoriais realizadas pela Sanepar em 128 pontos de monitoramento em todo o Estado. O objetivo é avaliar a qualidade da água antes da captação a ser submetida ao tratamento para consumo humano.
A gerente do Centro de Informações Tecnológicas do Tecpar, Lívia Nogueira, destaca que o Tecpar inovou ao desenvolver essa solução tecnológica que pode ser implementada em empresas de saneamento de todo o Brasil.
“O Sisma é um produto com alto valor agregado, derivado da combinação do amplo empenho e conhecimento técnico de nossos especialistas em tratamento de águas e de análise de dados. Além de contribuir para uma vigilância mais eficaz da qualidade da água, protegendo a saúde da população, ele também ajuda a conservar nossos recursos naturais”, afirma.
O convênio firmado entre as duas instituições abrangeu a transferência de R$ 4,6 milhões em recursos financeiros da Sanepar para o Tecpar. Esse montante foi aplicado na aquisição de equipamentos laboratoriais, em análises das amostras de águas superficiais da Região Metropolitana de Curitiba, e no desenvolvimento de uma ferramenta para o monitoramento e visualização dos dados obtidos nas análises laboratoriais – incluindo adaptações, melhorias e atualizações.
Fácil Acesso
Com uma apresentação clara dos dados, o Sisma é uma ferramenta totalmente funcional. Os dados são visualizados pela equipe técnica da Sanepar por meio do software Tableau Online, que permite o acesso remoto e rápido ao sistema, por meio de qualquer navegador em qualquer dispositivo conectado à internet.
Segundo a gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Amélia Assis Mendes, foram realizados treinamentos em todas as áreas operacionais da empresa, pelos quais 200 técnicos foram capacitados para fazer avaliação dos riscos do abastecimento, utilizando o Sisma. “A Sanepar vem desenvolvendo ferramentas, procedimentos e sistemas normativos que possibilitam a gestão e a mitigação de riscos desde a captação, tratamento, até a distribuição da água, em conformidade com as ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano”, afirma.
O Sisma possui painéis (dashboards) que apresentam informações relacionadas à qualidade da água, as fontes de risco próximas aos pontos de captação da água e os limites máximos permitidos pela legislação nacional para cada um dos parâmetros de análise monitorados.
Os painéis possibilitam acessar os resultados mais recentes das análises feitas nos pontos de coleta da água monitorada, e também saber o histórico de medições de uma região ou ponto específicos, o que permite avaliar se as ocorrências são pontuais ou sazonais.
O sistema também possui mapas interativos para melhorar a compreensão das informações. Essa funcionalidade traz mais agilidade na identificação de pontos críticos de controle da qualidade da água, possíveis fatores geradores de poluição e na previsão de futuras crises.
“Os usuários podem identificar rapidamente os locais que apresentam riscos à saúde ou para o sistema hídrico, com base nas análises laboratoriais mais recentes”, diz Lívia. “Além disso, o sistema apresenta as potenciais fontes de poluição a 30 quilômetros dos pontos de captação de água e, a cada atualização do banco de dados, ele alerta sobre os parâmetros que representam riscos à saúde ou que estejam fora dos limites normativos”, explica.
Expertise
As soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar contribuem para garantir a qualidade da água consumida e utilizada no Paraná, com foco na sustentabilidade.
Para atender as demandas de empresas públicas e privadas, os laboratórios do instituto avaliam amostras de águas para diversas finalidades, do consumo humano ao uso em processos industriais. Os ensaios também analisam águas de rios, lagos, nascentes, poços artesianos, e fazem a classificação de águas minerais.
O Tecpar é habilitado pelo Instituto Água e Terra (IAT) para fazer análises laboratoriais físicas, físico-químicas e microbiológicas de águas superficiais em seus laboratórios. A atividade é reconhecida e acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) através do CRL 0244.
O serviço prestado pelo Tecpar soma-se ao esforço das demais instituições estaduais como a Sanepar, o Instituto Água e Terra (IAT) e a Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável.
Créditos: Das Agências Cascavel