RESULT

Série Ouro: a dimensão da desvantagem do Cascavel Futsal

Time empatou em casa com o Guarapuava em 2 a 2 no jogo de ida das quartas de final

Por Luciano Neves

Série Ouro: a dimensão da desvantagem do Cascavel Futsal

Se analisarmos de maneira fria o regulamento do Campeonato Paranaense da Série Ouro, o Cascavel Futsal está em condições de igualdade com o Guarapuava nas quartas de final do Estadual. Isso porque ambos empataram em 2 a 2 no jogo de ida desta fase da competição. A partida ocorreu na última segunda-feira, no ginásio da Neva. Neste ano, a Série Ouro teve uma mudança importante nas fases de mata-mata. Se a partida de volta que será no próximo sábado (02), em Guarapuava, terminar empatada, a decisão vai para a prorrogação. Até o ano passado, o time que teve melhor posição na fase classificatória tinha a vantagem do empate na extensão da partida. Agora não. Persistindo a igualdade na prorrogação, a decisão de quem avança para as semifinais será nos pênaltis. E quem vencer no tempo normal, obviamente, avança para a próxima fase.

No entanto, uma lista de fatores deve ser levada em conta para o jogo de volta no próximo sábado (02). E essa lista coloca o Cascavel Futsal em desvantagem no confronto. O primeiro fator é o ginásio Joaquim Prestes. O Guarapuava contará com o apoio de seu torcedor para voltar a disputar uma semifinal. O fator casa não fez a diferença para o Cascavel Futsal, que empatou em 2 a 2 no jogo de ida. Se tivesse vencido jogaria pelo empate no Joaquim Prestes. Vale lembrar que, neste ano, o Cascavel Futsal já amargou uma eliminação nas oitavas de final da Liga Nacional empatando o jogo de ida em casa e sendo derrotado na partida de volta para o Pato Futsal. Na temporada, a Serpente Tricolor sofreu apenas uma derrota na Neva e foi para o Atlântico de Erechim pela Liga. No Estadual, segue invicta em casa. Mas se não derrotar o Guarapuava no próximo sábado não voltará mais a jogar na Neva e entrará em férias forçadas. Vale lembrar ainda que a primeira derrota do Cascavel Futsal no ano em jogos oficiais foi justamente para o Guarapuava dentro do Joaquim Prestes, pela terceira rodada do Estadual.

O jogo de ida das quartas gerou desfalques para os dois treinadores para a partida de volta. No entanto, as ausências de Deividy Hadson serão mais emblemáticas. Gustavinho e Vandinho foram expulsos e não podem atuar no sábado, dia 02. O Guarapuava teve Pereira, autor de um dos gols do empate em 2 a 2, também suspenso. Mas Hadson deve perder também Micuim e Di Fanti, ambos por lesão. Isso significa que o grupo de jogadores para a segunda partida das quartas será bem reduzido.

 

Créditos: Luciano Neves