Gauchão: jogos de ida das semifinais serão neste sábado
O Internacional, ainda invicto, terá pela frente o Caxias, no Estádio Centenário. O Grêmio joga em casa contra o Juventude
Por Luciano Neves

A fase de semifinal do Campeonato Gaúcho será aberta neste sábado (22) com os dois confrontos de ida. Esta etapa do Estadual do Rio Grande do Sul tinha a possibilidade de um clássico Gre-Nal nas semifinais. No entanto, o encontro entre os dois principais rivais só poderá ocorrer de novo na decisão do Gauchão. Da mesma forma que a final do Estadual pode ter um inédito Ca-Ju, o clássico dos dois representantes de Caxias do Sul Caxias e Juventude.
O jogo que abre a fase de semifinal será entre Caxias e Internacional, que se enfrentam às 16h30 deste sábado, no Estádio Centenário. A partida de volta será no dia 1º de março, no Beira-Rio. O Colorado é o único invicto no Gauchão e foi o dono da melhor campanha na fase classificatória com vinte pontos. Mas ainda não enfrentou o Caxias, que avançou como o melhor segundo colocado e estava justamente no Grupo B, o mesmo do Inter. Na fase inicial do Gauchão, os times de uma chave enfrentaram as equipes componentes dos dois outros grupos. Logo, não houve confronto entre os times da mesma chave.
Para o jogo de ida das semifinais, o técnico do Internacional, Roger Machado, tem sérios problemas para escalar o time. Isso porque não conta com Alan Patrick, Wesley e Rafael Borré, todos titulares. E não deverá mais contar com Thiago Maia. Mas o elenco reforça o peso de acabar com o jejum de títulos e voltar a ser campeão do Gauchão. O Colorado não vence o Estadual desde 2016. O volante Bruno Henrique comentou sobre a sua recente boa fase com a camisa do Internacional, as expectativas para a reta final do Campeonato Gaúcho e valorizou o apoio da torcida colorada. Além disso, exaltou o trabalho do técnico Roger Machado. O volante também disse acerca de sua titularidade no Colorado, enquanto Thiago Maia negocia com o Santos. Sobre a sua boa fase, Bruno Henrique creditou o próprio trabalho e agradeceu ao Roger Machado pela confiança. “Quando o Roger chegou, eu ainda estava jogando. Mas acabou de eu ir para o banco e, mesmo assim, sempre tento ajudar da melhor maneira possível. Futebol é processo, estou sempre tentando melhorar, trabalhar sério e focado para poder corresponder quando tenho as chances, como estou fazendo agora”, disse.
Bruno Henrique também foi questionado acerca de uma possível tensão do Internacional para o mata-mata do Campeonato Gaúcho, já que a equipe não chega à final do Estadual desde 2021. Contudo, o atleta minimizou a situação e elogiou o elenco do Colorado. “São aprendizados, e já passaram essas coisas, essas eliminações já foram. Isso não entra em campo, o que entra em campo é a nossa dedicação diária. Tivemos a melhor campanha e agora o foco é nas semifinais. Todo mundo está muito focado para enfrentar o Caxias”, completou.
Grêmio
O Grêmio foi o dono da terceira melhor campanha na fase classificatória e terá pela frente o Juventude, numa reedição da final do ano passado. Por conta disso, o jogo de ida das semifinais neste sábado será na Arena Grêmio, às 21h30. E a partida de volta que decidirá um finalista será no dia 1º de março, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Esta semana, o Grêmio vivenciou uma longa viagem e enfrentou o São Raimundo de Roraima pela Copa do Brasil. E conseguiu uma classificação apertada nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal.
Tiago Volpi, goleiro do Grêmio, foi um dos destaques da equipe na classificação contra o São Raimundo-RR na primeira fase da Copa do Brasil. Após o empate por 1 a 1, a partida foi para as penalidades, com o goleiro defendendo a cobrança adversária e, logo depois, convertendo o pênalti da classificação. No entanto, o jogador viveu uma maratona entre Sul, Sudeste e Norte na última semana, percorrendo cerca de 12 mil km. No último sábado, Volpi foi liberado pela diretoria para acompanhar o nascimento de sua filha em São Paulo. Logo, o técnico Gustavo Quinteros não o relacionou para o jogo contra o Ypiranga no Campeonato Gaúcho. Mas, logo retornou para Porto Alegre e, já na terça-feira, viajou com o Grêmio para Boa Vista, capital de Roraima.
Créditos: Luciano Neves